Concurso nacional para a reurbanização da área central de Conde, Paraíba

A Prefeitura de Conde (Litoral Sul da Paraíba), município com 25 mil habitantes integrado à região metropolitana da capital João Pessoa, lançou na tarde desta quinta-feira (9) o seu primeiro Concurso Nacional para escolha de Projeto de Urbanismo e Arquitetura destinado à Requalificação da Área Central da cidade, onde se revela a maior efervescência da vida urbana da região e se concentram importantes equipamentos públicos.

Será elaborada uma proposta de intervenção para uma área de aproximadamente 14.266,00 m² e desenvolvidos projetos de urbanismo, paisagismo, infraestrutura urbana, e dos equipamentos públicos e mobiliário urbano.

A área definida como objeto do concurso é a região que concentra a maior quantidade de áreas livres e equipamentos públicos implantados dentro do perímetro urbano de Conde, como mercado, escolas, praças, igrejas, feira livre, serviços de transporte e repartições públicas. Dentre eles, as praças Pedro Alves e Antônio de Sousa Santos, juntamente com as ruas Domingos Maranhão e Nossa Senhora da Conceição, apresentam expressivos potenciais urbanísticos e abrigam relevantes eventos sociais da cidade.

De acordo com o Edital, o projeto vencedor do concurso deverá promover a integração da área com o entorno por meio da continuidade de caminhos para o fluxo de pessoas e veículos motorizados ou não, buscando aperfeiçoar o sistema de circulação estimulando a mobilidade ativa a partir do compartilhamentos de vias, criação de ciclovias e passeios públicos, de modo a oferecer conforto e segurança aos usuários.

Entre as diretrizes para a elaboração do projeto, estão ainda, a promoção de uma melhor interface entre os espaços de uso privado e público no tratamento dos passeios, e a valorização dos elementos naturais e paisagísticos. Além disso busca-se efetivar os espaços de convívio e permanência, qualificando as relações de uso do espaço e garantindo a vitalidade urbana.

O Secretário de Planejamento, Flávio Tavares, afirmou que por si só o significado simbólico das áreas centrais justificam a realização de um Concurso Público, por se tratar de um bem de interesse coletivo e pela pluralidade de soluções que podem ser apresentadas para uma mesmo ambiente, democratizando e qualificando o resultado final do espaço construído. Flávio também ressaltou que a Secretaria tem planejado esta reurbanização há muito tempo, e já tem a execução da obra programada para o próximo ano, com recursos próprios garantidos.

“A proposta que melhor represente a materialização das diretrizes apontadas pelo Edital, analisada do ponto de vista da viabilidade urbanística, técnica e econômica será escolhida por um júri que mescla a presença de técnicos locais, convidados externos e representação popular”, explicou o Coordenador do Concurso Fabiano Melo. O programa definido no Edital foi construído juntamente com a comunidade local em oficina participativa realizada na própria área do concurso, onde também foi eleito o representante popular do júri, Antônio Hermínio das Neves Filho (Toinho do Quiosque). Como membros técnicos do júri estão os(as) Arquitetos(as) e Urbanistas Gilson Paranhos (DF), Zeca Brandão (PE), Aida Pontes (PB) e Raissa Monteiro (PB).

Os valores destinados à premiação do concurso serão de 25mil reais para o primeiro, 15mil para o segundo e 5mil para o terceiro colocado. O valor bruto do contrato a ser firmado entre a Prefeitura de Conde e a pessoa jurídica indicada pelo responsável técnico do Projeto vencedor é de R$ 146.028,91.

A Prefeitura Márcia Lucena disse que espera, com o desenvolvimento dos projetos, que sejam apresentadas soluções de desenho urbano capazes de criar um ambiente seguro e agradável para a circulação de pedestres e para o convívio social dos usuários, com equipamentos que possam alavancar o desenvolvimento social melhorando a qualidade dos espaços públicos e do entorno e que promova o desenvolvimento econômico com o aumento de empregos e incremento das atividades econômicas, comerciais e de serviços no âmbito local.

As inscrições estarão abertas no período de 10 de agosto a 28 de setembro de 2018 e deverão ser realizadas por meio do site conde.pb.gov.br/concursos/urbanizacentro. O resultado final será divulgado no dia 22 de outubro.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Concurso nacional para a reurbanização da área central de Conde, Paraíba" 10 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899988/concurso-nacional-para-a-reurbanizacao-da-area-central-de-conde-paraiba> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.