Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI

Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 2 de 21Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 3 de 21Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 4 de 21Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 5 de 21Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Mais Imagens+ 16

  • Arquitetos: MONOARCHI
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  80
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Hao Chen, Xiaodan Song
Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 8 de 21
© Hao Chen

Terreno

O projeto está localizado em uma aldeia raramente visitada no sopé da Montanha Siming em Yuyao, província de Zhejiang. A aldeia fica à beira de uma floresta secundária. um pequeno rio, que a divide em duas partes, passa lentamente de norte a sul. A casa da árvore está localizada na margem oeste do riacho inferior. Dois picos voltados um para o outro estão no lado leste e oeste do local, onde bambus verdejantes estão espalhados por toda a colina, criando uma atmosfera amável e tranquila.

Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 2 de 21
© Hao Chen

A casa na árvore tem oito metros de altura, aproximadamente igual à altura de um bambu adulto. Está dividida em duas partes, superior e inferior. A parte inferior é composta de colunas de suporte de aço; enquanto a parte superior é principalmente de estrutura de madeira. O projeto está localizado em um lado do dique, onde é cercado por antigas florestas de bambu, enquanto enfrenta a antiga fábrica de chá do outro lado do riacho. Parte do terraço está suspensa sobre a água, criando uma sensação de flutuação. Além disso, como as colunas de aço estão amontoadas em vários pontos da terra para minimizar o impacto sobre o meio ambiente, é produzido maior espaço livre para as atividades no solo.

Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 17 de 21
Processo do conceito

Planta
A parte de madeira no nível superior é composta por três círculos não concêntricos: o terraço sobre o rio, o quarto de hóspedes de dois andares e o telhado e o terraço ondulados. A planta é uma linha espiral simples. Um círculo da parede externa é integrado ao interior, separando o banheiro e os degraus no mezanino do espaço de estar. Cada janela tem uma vista única para o exterior, mas a melhor parte é subir no topo do telhado e desfrutar dos encantos naturais das montanhas.

Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 12 de 21
© Xiaodan Song

Características da Estrutura
A cobertura e as paredes são sustentados por cinquenta e sete treliças gigantes que variam gradualmente em espessura. O telhado não só ajuda a delinear o horizonte de forma elegante, mas também, com o beiral ondulado, traz a paisagem para dentro do ambiente a partir da janela ao mesmo tempo que mantém a privacidade.

Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 21 de 21
Modelo

As Funções do Telhado
A construção de mão bruta de habitações tradicionais é diferente da produção fina sob padronização e industrialização. O telhado flutuante não é uma fantasia arbitrária do arquiteto. O beiral não-linear tem uma taxa extremamente alta de tolerância a erros, que pode ser considerada como um respeito pela construção rural às leis naturais. Durante o processo de projeto e construção, o arquiteto manteve estreita comunicação com os artesãos locais para alcançar um equilíbrio entre a forma de projeto e as habilidades locais de construção.

Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 6 de 21
© Xiaodan Song
Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 10 de 21
© Xiaodan Song

As mudanças do telhado definiram as comunicações visuais entre o interior e o exterior, bem como o gradiente contínuo dos espaços privados para os públicos. Quando os hóspedes entram no terraço no primeiro andar, eles começam a experimentar a sequência circular de espaços do beiral ao longo do terraço para o interior conectado, da sala de estar para a enorme janela, para o terraço de grande profundidade para apreciar a vista do riacho e a paisagem da montanha de bambus; do quarto para a janela baixa, para o telhado caindo para capturar uma boa visão quando deitado.

Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 4 de 21
© Hao Chen
Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 19 de 21
Corte
Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 15 de 21
© Hao Chen

A banheira aberta e a janela lateral alta garantem a privacidade e belas vistas da natureza; a janela vertical na entrada do banheiro é completamente coberta pelo telhado, garantindo privacidade absoluta sem afetar a ventilação natural; caminhando pela escada em espiral até o segundo andar, as pessoas podem se sentar ao redor do terraço e ver a antiga árvore, com quase duzentos anos de idade, através do telhado flutuante. A experiência termina no terraço cercado pelo telhado no segundo andar, onde as pessoas podem saborear um gole de chá cercadas pelas montanhas.

Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI - Imagem 9 de 21
© Hao Chen

Originalmente publicado em 17 Julho, 2018

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Zhongcun, Luting, Yuyao, Zhejiang, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Treewow O - Uma Casa na Árvore com Telhado Curvo / MONOARCHI" [Treewow O - A Tree House of Curved Round Roof / MONOARCHI] 18 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899881/treewow-o-uma-casa-na-arvore-com-telhado-curvo-monoarchi> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.