Urban Alchemy 9 / Ankit Prabhudessai

Urban Alchemy 9 / Ankit Prabhudessai - Mais Imagens+ 38

  • Arquitetos: Ankit Prabhudessai; Ankit Prabhudessai
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  940
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Prashant Bhat
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bharat Floorings, Clay Club – Ahmedabad, Costa Ceramics, Hybec Lighting, Jaquar, Mr. Farmer, Nitco Limited
  • Consultor Civil: Eng. Vidhyadhar Kakodkar
  • Cliente: Urban Alchemy
  • Arquiteto Responsável: Ar. Ankit Prabhudessai
  • Equipe : Ar. Sagar Kamat, Ar. Janice Viegas, Rupali Naik
  • Cidade: Margao
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Prashant Bhat

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nós almejamos criar uma arquitetura que respire, e também que incorpore as mesmas características que a de uma árvore na natureza. Goa teve uma influência global durante mais de 400 anos em sua arte, arquitetura e cultura, de forma que evoluiu uma gênese de estilos vernaculares com um pano de fundo de materiais inovadores obtidos através do comércio. Este projeto habitacional de seis vilas pretende honrar essa história.

Corte

O visitante é recebido por uma grande estrutura metálica, na qual se apoia uma estrutura de IPS, Indian Patent Stone, que faz parte de uma paleta de materiais terrosos, com tijolos terracota e várias tonalidades de verde vindas das plantas tropicais. O uso de jardineiras colocadas em todos os pavimentos proporciona uma sensação de pertencimento aos moradores e fortalece a ideia de que a estrutura deveria ser dramática e ainda ser enraizada como uma árvore. 

© Prashant Bhat

As vilas foram projetadas de tal forma que a arquitetura é sempre acompanhada por um jardim lateral e um pátio aberto no centro, o qual funciona como elemento organizador de espaços, da onde saem caminhos que levam até as varandas de entrada de cada vila. 

Essa organização, baseada em uma espinha dorsal, é organizada em três áreas, a entrada, conhecida como Padmasana, o pátio central, também chamado de Pavilhão de Vivências, e o Pátio dos Fundos.  Há também um santuário que permite ao visitante interpretar como preferir a existência de um poder supremo. 

© Prashant Bhat

O Pavilhão da Vivência é sintetizado ao redor de elementos de uma árvore, com três colunas de madeira atuando como o tronco, nas quais se apoiam plantas que representam a folhagem. A ênfase deste pavilhão está nos detalhes e no uso de materiais contrastantes, como a base do pedestal de granito cinzelado, a madeira das colunas, a IPS e as grelhas ao redor da lagoa da flor de lótus. A influência cultural de Goa, com suas centenas de anos de rituais e costumes, estão representados na escultura terracota feita a mão, ou ainda pelas gárgulas atuando como fontes. 

Detalhe - Jardineira

A escultura Golden ratio, raio dourado, domina o pátio dos fundos com uma figura de madeira com braços abertos apoiada sobre um anel de latão feito a mão, sobre duas paredes de concreto, uma amarela e outra azul, colocadas uma atrás da outra. 

As vilas foram projetadas de forma que nada é totalmente fechado. A grande janela de correr de vidro conecta o pátio central ao jardim das vilas. A varanda da entrada atua como um espaço de transição entre as áreas de comer e estar e o pátio central. 

© Prashant Bhat

A alvenaria foi customizada, de forma que cada tijolo se desloca em relação ao próximo, criando um padrão permeável que filtra a luz do dia nos espaços internos particulares e, de noite, quando todas as luzes são acesas internamente, o edifício pode ser visto de fora como uma treliça brilhante.

Urban Alchemy 9 é um experimento social no qual quisemos capturar a essência de Goa ao atingir o equilíbrio entre funcionalidade, desenho, história, cultura e, acima de tudo, natureza. 

© Prashant Bhat

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Margao, Goa, Índia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Urban Alchemy 9 / Ankit Prabhudessai" [Urban Alchemy 9 / Ankit Prabhudessai] 08 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899751/urban-alchemy-9-ankit-prabhudessai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.