O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. Índia
  5. Ankit Prabhudessai
  6. 2017
  7. Urban Alchemy 9 / Ankit Prabhudessai

Urban Alchemy 9 / Ankit Prabhudessai

  • 11:00 - 8 Agosto, 2018
  • Traduzido por Giovana Martino
Urban Alchemy 9 / Ankit Prabhudessai
Urban Alchemy 9 / Ankit Prabhudessai, © Prashant Bhat
© Prashant Bhat

© Prashant Bhat © Prashant Bhat © Prashant Bhat © Prashant Bhat + 43

  • Arquitetos

  • Localização

    Margao, Goa, Índia
  • Arquiteto Responsável

    Ar. Ankit Prabhudessai
  • Equipe

    Ar. Sagar Kamat, Ar. Janice Viegas, Rupali Naik
  • Área

    940 m²
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Prashant Bhat
© Prashant Bhat

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nós almejamos criar uma arquitetura que respire, e também que incorpore as mesmas características que a de uma árvore na natureza. Goa teve uma influência global durante mais de 400 anos em sua arte, arquitetura e cultura, de forma que evoluiu uma gênese de estilos vernaculares com um pano de fundo de materiais inovadores obtidos através do comércio. Este projeto habitacional de seis vilas pretende honrar essa história.

Corte
Corte

O visitante é recebido por uma grande estrutura metálica, na qual se apoia uma estrutura de IPS, Indian Patent Stone, que faz parte de uma paleta de materiais terrosos, com tijolos terracota e várias tonalidades de verde vindas das plantas tropicais. O uso de jardineiras colocadas em todos os pavimentos proporciona uma sensação de pertencimento aos moradores e fortalece a ideia de que a estrutura deveria ser dramática e ainda ser enraizada como uma árvore. 

© Prashant Bhat
© Prashant Bhat

As vilas foram projetadas de tal forma que a arquitetura é sempre acompanhada por um jardim lateral e um pátio aberto no centro, o qual funciona como elemento organizador de espaços, da onde saem caminhos que levam até as varandas de entrada de cada vila. 

Essa organização, baseada em uma espinha dorsal, é organizada em três áreas, a entrada, conhecida como Padmasana, o pátio central, também chamado de Pavilhão de Vivências, e o Pátio dos Fundos.  Há também um santuário que permite ao visitante interpretar como preferir a existência de um poder supremo. 

© Prashant Bhat
© Prashant Bhat

O Pavilhão da Vivência é sintetizado ao redor de elementos de uma árvore, com três colunas de madeira atuando como o tronco, nas quais se apoiam plantas que representam a folhagem. A ênfase deste pavilhão está nos detalhes e no uso de materiais contrastantes, como a base do pedestal de granito cinzelado, a madeira das colunas, a IPS e as grelhas ao redor da lagoa da flor de lótus. A influência cultural de Goa, com suas centenas de anos de rituais e costumes, estão representados na escultura terracota feita a mão, ou ainda pelas gárgulas atuando como fontes. 

Detalhe - Jardineira
Detalhe - Jardineira

A escultura Golden ratio, raio dourado, domina o pátio dos fundos com uma figura de madeira com braços abertos apoiada sobre um anel de latão feito a mão, sobre duas paredes de concreto, uma amarela e outra azul, colocadas uma atrás da outra. 

As vilas foram projetadas de forma que nada é totalmente fechado. A grande janela de correr de vidro conecta o pátio central ao jardim das vilas. A varanda da entrada atua como um espaço de transição entre as áreas de comer e estar e o pátio central. 

© Prashant Bhat
© Prashant Bhat

A alvenaria foi customizada, de forma que cada tijolo se desloca em relação ao próximo, criando um padrão permeável que filtra a luz do dia nos espaços internos particulares e, de noite, quando todas as luzes são acesas internamente, o edifício pode ser visto de fora como uma treliça brilhante.

Urban Alchemy 9 é um experimento social no qual quisemos capturar a essência de Goa ao atingir o equilíbrio entre funcionalidade, desenho, história, cultura e, acima de tudo, natureza. 

© Prashant Bhat
© Prashant Bhat

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Ankit Prabhudessai
Escritório
Cita: "Urban Alchemy 9 / Ankit Prabhudessai" [Urban Alchemy 9 / Ankit Prabhudessai] 08 Ago 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Martino, Giovana) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899751/urban-alchemy-9-ankit-prabhudessai> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.