Universidade Interamericana / Boyancé Arquitectura + Edificación

Universidade Interamericana / Boyancé Arquitectura + Edificación - Mais Imagens+ 27

Campeche, México
  • Arquitetos: Boyancé Arquitectura + Edificación; Boyancé Arquitectura + Edificación
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manolo R Solis
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Block, vigueta y bovedilla, Cemex, Jasso y Ferrecabsa, Millet
© Manolo R Solis

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado a sudoeste da cidade de Campeche, contando com uma área de 4690,40 m², limitando-se ao norte pela rua principal da cidade - que a separa do mar - e uma rua secundária que leva até o costão, fator importante na hora de desenhar, levando em conta a orientação e o contexto onde se encontra.

© Manolo R Solis
Conceito
Planta - térreo
© Manolo R Solis

O programa foi resolvido em uma área de 3000 m² dividida em dois níveis e um subsolo de áreas administrativas, salas de aula e zonas recreativas. Utilizou-se a forma irregular do terreno para criar um edifício monolítico do qual se subtrai um volume central gerando iluminação natural, ventilação e equidistância entre as áreas. 

© Manolo R Solis
© Manolo R Solis

Ao percebermos que, nas escolas tradicionais, os corredores são utilizados como áreas sociais, optou-se por aumentar o programa com esse grande pátio central, ao redor do qual se desenvolve todo o edifício, deixando todos espaços iluminados, com ventilações privilegiadas e vistas ao mar; de igual forma ele é aproveitado como área recreativa que, com uma cobertura de policarbonato branco, funciona como uma grande lâmpada de luz natural. 

© Manolo R Solis

As quatro fachadas receberam um ritmo com base nas placas de concreto que abrem, fecham ou giram dependendo da orientação, respondendo às vistas e insolação. Do lado sul do terreno, foi proposto o estacionamento, situando-o na parte menos privilegiada e, dessa maneira, possibilitando o acesso desde rua secundária para evitar problemas de tráfego na via principal. 

© Manolo R Solis

Deixou-se uma faixa verde na periferia do edifício que trabalha como amortecimento para o ruído exterior. Aproveitou-se a topografia pra criar um subsolo de laboratórios com vista para o mar. Foram utilizados materiais como concreto aparente, vidro e alumínio natural para baixa manutenção da Universidade. 

Cortes 1
© Manolo R Solis
© Manolo R Solis

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Resurgimiento esq. Av, López Mateos, Campeche, Camp., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Universidade Interamericana / Boyancé Arquitectura + Edificación" [Universidad Interamericana / Boyancé Arquitectura + Edificación] 09 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899686/universidade-interamericana-boyance-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.