Casa no Sátão / Jorge Mealha

Casa no Sátão / Jorge Mealha - PilarCasa no Sátão / Jorge Mealha - FachadaCasa no Sátão / Jorge Mealha - Imagem 4 de 29Casa no Sátão / Jorge Mealha - JanelaCasa no Sátão / Jorge Mealha - Mais Imagens+ 24

Sátão, Portugal
  • Arquitetos: Jorge Mealha; Jorge Mealha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  388
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jorge Mealha
Casa no Sátão / Jorge Mealha - Fachada, Janela
© Jorge Mealha

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto da casa do Sátão, começa com o propósito de recuperar e ampliar a casa onde à data do seu início ainda vivia a mãe do cliente. Era uma bela casa toda em pedra, construída pelo pai deste que cuidadosamente tinha selecionado o material para aparelhar. Tinha a particularidade de possuir um poço no seu interior e que o Manuel fazia questão de manter. As vicissitudes de um processo de construção atribulado têm como principal consequência o colapso da casa original em pedra.

Casa no Sátão / Jorge Mealha - Imagem 4 de 29
© Jorge Mealha
Planta - Térreo
Casa no Sátão / Jorge Mealha - Vidro
© Jorge Mealha

A teimosia do arquitecto, alicerçada na convicção de que aquelas pedras pertenciam àquele sítio, leva a que um novo projecto se desenvolva reutilizando todas as pedras da casa original e que a posição do seu corpo principal seja mantida. Assim como o poço no seu interior. O projecto mantém a premissa original de replicar a lógica pré-existente organizando o programa em redor de um pátio exterior de entrada.

Casa no Sátão / Jorge Mealha - Janela
© Jorge Mealha
Corte
Casa no Sátão / Jorge Mealha - Imagem 19 de 29
© Jorge Mealha

No piso térreo, uma cinta em ziguezague de betão aparente contorna o corpo de pedra, agrupa o conjunto de espaços sociais da casa que formam um conjunto de compartimentos em redor do pátio. No piso superior o conjunto dos espaços íntimos segue a mesma lógica. Os diversos espaços são articulados em ambos os pisos através de um longo corredor.

Casa no Sátão / Jorge Mealha - Janela
© Jorge Mealha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa no Sátão / Jorge Mealha" 07 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899666/casa-no-satao-jorge-mealha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.