Residência Teupa / Ortuzar Gebauer Arquitectos

Residência Teupa / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Mais Imagens+ 44

Teupa, Chile
  • Arquitetos: Ortuzar Gebauer Arquitectos; Ortuzar Gebauer Arquitectos
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gino Zavala
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Bosca, Ceresita, Rodalon, Vidrios Lirquen, Zipa
  • Colaboradores: Tal Sustiel, Iñigo Resa
  • Ano Projeto: 2016
  • área Interior: 320 m2
  • área Dos Terraços: 120 m2
  • Arquitetos Responsáveis: Eugenio Ortúzar, Tania Gebauer
  • Cidade: Teupa
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Gino Zavala

"À beira de uma estrada rural, uma edificação rústica, impenetrável, sem impacto ambiental e sem estrada de acesso". Era necessário descobrir o lugar. O convite em desenvolver o projeto começava entendendo onde e como. A busca pela localização exata para implementar o projeto foi feita usando uma longa escada para conseguirmos alcançar a altura das copas das árvores, assim descobrimos, com surpresa, as privilegiadas vistas para o Canal de Yal e para a Ilha de Lemuy.

© Gino Zavala
Planta
© Gino Zavala
Esquema

De fato, essa capacidade de encontrar algo inesperado foi muito impactante e deveria ser parte importante do projeto. O requerimento: uma moradia de encontro familiar, que deveria acolher a família completa ou somente uma parte dela. Deveria ser um lugar íntimo, que transmitissem paz a tranquilidade, que reunisse a família em torno da natureza e onde as vistas do lugar fossem contempladas desde cada recinto. 

© Gino Zavala

O projeto, desde sua etapa inicial, foi acomodando-se ao terreno, reconhecendo o percurso do sol, os níveis topográficos e as vistas, permitindo também manter a maior quantidade de árvores existentes sem limpar o terreno por completo. Desde o acesso, a obra apresenta-se como um volume hermético, de duas águas, linear, como um galpão, absolutamente negro que se camufla no bosque e faz parte dele. A residência é acessada desde o volume central, por meio de um hall fechado para a paisagem exterior, o que permite que o usuário se surpreenda ao descobrir as vistas no momento de acessar o interior da edificação. 

Cortesía de Ortuzar Gebauer
Corte 1
© Gino Zavala

O interior, em contraste a parte externa escura, é um espaço branco e iluminado. Desde o interior o projeto é organizado em três volumes: um central, amplo comum, onde estão os espaços de encontro: sala de estar, jantar, cozinha e terraço principal, e dois adjacentes a cada extremo: um com o dormitório principal independente e o outro como um volume coletivo de três dormitórios e um estar familiar. Dessa forma, os volumes independentes entre si são integrados por um corredor comum, estendendo-se formal e funcionalmente no terreno. 

© Gino Zavala
© Gino Zavala

O corredor, que interliga toda a residência, se estende longitudinalmente pela moradia e se projeta ao exterior, ao terreno, criando espaços exteriores vinculados com a moradia. Dessa forma, a edificação não termina no seu interior e sim no espaço externo, organizando diversas situações paisagísticas com o bosque. 

Corte 2

Construída integralmente em madeira de pinus, seu exterior escuro e interior branco, deixam entrever a textura da madeira, a qual contrasta com as estruturas maiores aparentes nas secções de 3” x 12”, em sua cor natural. Elas foram projetadas com elementos ornamentais e funcionais, que estão a serviço da arquitetura, como as fachadas envidraçadas e o corredor central, onde a estrutura se torna também mobiliário, prateleiras, suporte, configurador de espaços e ambientes.

© Gino Zavala

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Teupa / Ortuzar Gebauer Arquitectos" [Casa Teupa / Ortuzar Gebauer Arquitectos] 09 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899503/residencia-teupa-ortuzar-gebauer-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.