Loft 5.04 / smlxl

 Loft 5.04 / smlxl - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: smlxl; smlxl
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:BoysPlayNice
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brokis, Gravelli, Ideal Work
Mais informaçõesMenos informações
© BoysPlayNice

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando a oportunidade de adquirir um apartamento em uma antiga fábrica da ETA Regula surgiu para os clientes, eles não hesitaram. Depois de uma longa procura por um lugar que tivesse uma identidade forte e fosse localizado na região central de Praga, este apareceu como a escolha ideal. O timing das coisas foi perfeito, e ficou combinado que eles comprariam o lugar apenas com as condições mínimas necessárias, só com a casca e as partes interiores mais importantes. Os clientes também chegaram até nosso escritório de arquitetura com antecedência, o que nos possibilitou ter tempo de pensar sobre o projeto em detalhes. Assim que os proprietários receberam as chaves, já estávamos prontos para começar a reforma.

Planta

Em nossa primeira visita ao apartamento, enfrentamos uma surpresa desagradável: as janelas originais da antiga indústria, haviam sido substituídas por janelas com caixilhos de plástico. Como é um apartamento de esquina, as janelas desempenham um papel fundamental no projeto e, apesar do tamanho das aberturas ter sido mantido, a característica original foi alterada. Nosso objetivo, desde então, se tornou restaurar a ambiência industrial do lugar, e suprimir o impacto das janelas trocadas. 

© BoysPlayNice

O espaço residencial foi aberto o máximo possível. Nós deixamos o pilar central aparente, além das vigas que saem dele, de forma que a estrutura que sustenta todo o edifício cria um desenho interessante no teto. A estrutura tem impacto na forma geral do apartamento, que não é regular. Nós buscamos essa irregularidade também no piso, que foi definido em dois materiais, um revestimento em massa e placas de madeira, a depender da funcionalidade dos ambientes.  A massa foi aplicada na entrada e na cozinha, enquanto que a madeira foi colocada no corredor, nos quartos e nas salas de estar e de TV. A paginação do piso de madeira segue a mesma direção que a estrutura do teto. Buscávamos que o apartamento fosse bem iluminado, por isso optamos por pintar as vigas de branco e não manter a sua cor original de ferro-cimento. O concreto também foi utilizado, porém, somente em detalhes e em forma de acabamentos, como na sala atrás da televisão ou como uma parte do mobiliário. 

© BoysPlayNice

Um importante elemento para o projeto é a mesa de jantar, formada por uma ilha de concreto que apoia um painel de madeira revestido com Corian. A madeira acinzentada, o Corian e o concreto são materiais que se repetem em outras partes do mobiliário. A ilha da mesa de jantar é o ponto central não somente da sala de estar, mas de todo o apartamento.  Ela enfatiza outra parte importante desse ambiente, os balanços presos ao teto que funcionam como assentos para o bar. Esse cenário do bar, formado pela mesa e pelos balanços, pode ser avistado ao entrar no apartamento. 

© BoysPlayNice

Detalhes em preto aparecem em todo o apartamento, como no pendurador de casacos que fica no hall de entrada do apartamento, nos armários e em alguns puxadores. O preto também é visto nas cordas que sustentam os balanços, as quais têm 3,3 metros e se prendem ao teto, criando essas duas linhas verticais no meio do apartamento. Ao caminhar pelo apartamento temos uma ambiência bastante limpa e clara. O quarto e o banheiro, porém, são um contraste a essa impressão. Apresentam um material mais escuro, o que favorece que esses lugares sejam dedicados ao descanso e ao relaxamento. O guarda roupa e a base da parede do quarto apresentam um material que remete a contêineres e foram feitos de compensado de madeira pintado de cinza. Esse embasamento de madeira camufla a área de serviços, com uma máquina de lavar e secar roupas, e uma parte técnica. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Praga, República Checa

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: " Loft 5.04 / smlxl" [ Loft 5.04 / smlxl] 05 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899484/loft-4-smlxl> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.