Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Carmela Dutra 93 / Cité Arquitetura

Carmela Dutra 93 / Cité Arquitetura

© Celso Rayol © Renato Tepedino © Renato Tepedino © Celso Rayol + 45

Residencial  · 
Tijuca, Brasil
  • Construção

    SENPRO Engenharia
  • Gerentes de Projeto

    Lúcia Andrezo, Beatriz Aguiar
  • Coordenadores de Projeto

    Francisco Meyer, Alane Oliveira, Daniel Osório
  • Projeto Legal

    Cité Arquitetura
  • Interiores

    Cité Arquitetura
  • Estrutura

    S Brasil Engenharia
  • Instalações

    Barbo Engenharia
  • Marketing

    Júlio Bogoricin
  • Cliente

    SENPRO Engenharia
  • Imagens

    Archigraph
Mais informações Menos informações
© Renato Tepedino
© Renato Tepedino

Descrição enviada pela equipe de projeto. Equilíbrio, simetria e estabilidade são os efeitos estéticos desejados na fachada do Carmela Dutra. Para isso, o uso de materiais como o concreto e a litocerâmica produz uma sensação de sobriedade que foi fundamental para se obter uma fachada marcante, sem cair em exageros formais ou cromáticos. O cuidado com o design e detalhamento de todas as fachadas cria uma uniformidade estética, sem distinção de hierarquia entre as da frente e de fundos.

© Celso Rayol
© Celso Rayol
Planta - Uso Comum
Planta - Uso Comum
© Celso Rayol
© Celso Rayol

O equilíbrio é criado pela composição dos elementos do edifício, principalmente, as ripas de alumínio na horizontal, no embasamento, usadas também nas varandas dos apartamentos, mas nestas posicionadas de forma vertical. Enquanto no embasamento do prédio, as linhas horizontais marcam a conexão com a rua e a orientação segue o andar dos pedestres, os elementos verticais das varandas quebram a monotonia e criam uma frequência rítmica da fachada, tornando-a mais longilínea.

Além das ripas de alumínio como elemento estruturador rítmico da fachada, uma espécie de moldura destaca o corpo do edifício das varandas a partir de vigas de concreto à mostra, que culminam em um coroamento na cobertura, onde um pilar redondo faz referência à arquitetura modernista.

© Celso Rayol
© Celso Rayol

Apesar das cores mais sóbrias e escuras no exterior, os interiores ganham mais acolhimento com acabamentos em madeira e tons mais claros. Em determinados ambientes, cores surpreendentes, como, por exemplo, o amarelo na escada e o azul na área da piscina e sauna se destacam. Nos espaços comuns, a Cité procurou equilibrar design e conforto, combinando cores, texturas e padrões.

A longevidade do projeto é garantida pelo uso de materiais adequados, posicionados nos locais necessários e cuidadosamente detalhados, como rodapés e acabamento de fachada, que criam uma arquitetura fácil para manter ao longo do tempo. O Carmela Dutra é composto por 15 apartamentos, com 3 unidades por andar — uma de 2 quartos e duas de 3 quartos —, todas com varanda de aproximadamente 12m². Os tamanhos variam de 65 a 85m². Além do projeto de arquitetura, a Cité também desenvolveu a programação visual e a logo do empreendimento.

© Celso Rayol
© Celso Rayol
Corte
Corte
© Celso Rayol
© Celso Rayol

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos

Localização do Projeto

Endereço: Tijuca, Rio de Janeiro - Estado de Rio de Janeiro, Brasil

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Carmela Dutra 93 / Cité Arquitetura" 09 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899422/carmela-dutra-93-cite-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.