Edifício Residencial na Ilha Saint-Denis / Périphériques Architectes

© Sergio Grazia

Edifício Residencial na Ilha Saint-Denis / Périphériques Architectes - Mais Imagens+ 27

© Sergio Grazia

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto nasceu de um concurso lançado em 2007 por Bremond em parceria com a ING Real Estate, para a criação de um distrito exemplar na Ilha Saint-Denis. Nós vencemos esta competição em parceria com os urbanistas holandeses West 8 e algumas outras empresas de arquitetura. O investidor privado subsequentemente vendeu o empreendimento do ZAC para uma empresa pública, a Plaine Commune.

© Sergio Grazia
Planta - 1º Pavimento

O projeto urbano foi cancelado, mas foi cedido alguns anos depois a uma missão de gerenciamento de projetos. Foi realizado em colaboração com os arquitetos ECDM e Thibaud Babled, que já faziam parte da primeira competição.

A operação está na futura área eco-fluvial da Ilha Saint-Denis, na localização dos antigos armazéns. O local é um distrito em desenvolvimento, com o Cluster de Criação. Os lotes PA3, PA4 e PA5 formam a primeira "ilha PA" do "ZAC Bi-Sites / Printemps". Quem está desenvolvendo o ZAC é o Plaine Commune Habitat, e o atual responsável pelo planejamento é o escritório Philippon-Kalt.

© Sergio Grazia

A "ilha PA" está numa posição especial nas margens do Sena e próximo à futura "Place des Commerces", estruturando o novo bairro. O terreno é delimitado pelo Quai du Chatelier, principal eixo da ilha ao longo do maior braço do Sena; pela Place des Commerces perto da Avenida Marques e pela "Allée des Arts", uma rua de pedestres. O lote PA3 projetado pela nossa agência, será conectado à Avenida Marques e marcará a entrada sul do ecobairro.

© Sergio Grazia

O prédio possui 8 pavimentos de superestrutura (térreo + 7 e mezanino) com alguns duplex acessíveis a partir do 7º nível e sem nível de infraestrutura. No piso térreo, dois pátios privados atravessam a ilha, para proporcionar permeabilidade visual e funcional entre o cais e a Allée des Arts. Nas ruas, docas, e dentro dos pátios, oficinas e comércios estão abertos para o espaço público. O padrão repetitivo de elementos de madeira e grandes janelas marcam a unidade do piso térreo.

© Sergio Grazia
Diagrama da Fachada

No centro do lote, um pátio completa os espaços ao ar livre. O pátio trará uma atmosfera verde no coração da ilha, e será complementado pelos telhados vegetados das oficinas (no caso do PA3). As áreas abertas representam 14% da área do lote, que possui 223m². Elas apresentarão gramados, forrações (gramíneas, flores) e sebes de arbustos. Essas áreas plantadas respeitarão o PLU e as especificações do escritório de urbanismo.

© Sergio Grazia

Nos pavimentos, a singularidade de cada unidade é ainda mais marcada pela diversidade de materiais, mesmo que elas dialoguem através do uso da madeira. A fim de quebrar a linearidade das fachadas, o volume do edifício é cortado ritmicamente baseado na alternância entre vazios e varandas. O projeto da fachada foi guiado pelo desejo de fornecer a todas as unidades habitacionais uma orientação dupla, vistas panorâmicas do Sena e verdadeiros espaços ao ar livre ao mesmo tempo que respeita a alta densidade programática. A diversidade do conjunto é demonstrada pelas múltiplas variações de altura.

As acomodações são organizadas em L ao redor do pátio e circulações, e todos têm vista para o rio Sena. O volume delgado oferece uma alta porosidade e acomodações orientadas para o sudeste e quartos orientados para o coração tranquilo do terreno.O desenho de amplas varandas sinusoidais, deslocadas de um nível para outro, garante uma boa entrada de luz solar e cria um jogo sutil nos volumes e nas ondulações frontais. O projeto responderá à certificação Habitat & Environment Perfil A.

© Sergio Grazia

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Quai du Châtelier, 93450 Ilha Saint-Denis, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial na Ilha Saint-Denis / Périphériques Architectes" [Housing operation Île Saint-Denis / Périphériques Architectes] 06 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899371/edificio-residencial-na-ilha-saint-denis-peripheriques-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.