Hospital Provincial Bamyan / Arcop (Pvt) Ltd.

Hospital Provincial Bamyan / Arcop (Pvt) Ltd. - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Arcop (Pvt) Ltd.; Arcop (Pvt) Ltd.
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  12312
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Irfan Naqi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Corbin Russwin, Corbin Russwin + Hager, Hager, Jotun, Knauf
Mais informaçõesMenos informações
© Irfan Naqi

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura deste hospital respeita e compreende a natureza da vida e da construção nas comunidades rurais de Bamyan. Ela inspira-se nas metodologias tradicionais do ambiente construído e na simplicidade das formas vernáculas vistas no contexto. O plano geral do hospital é desenvolvido em torno de uma série de pátios. Todos os espaços ao ar livre são organizados em uma sequência de camadas, passando de áreas de maior uso público para as áreas absolutamente privadas, necessárias para cuidados intensivos e bem-estar dos pacientes.

Cortesia de Arcop

No geral, nossa tentativa é adotar uma abordagem “biofílica” do projeto em que, através de luz natural e ventilação, vistas das montanhas, jardins e acesso à quadras externas, é criada uma arquitetura que promove a cura e o bem-estar.

Planta - Térreo

A orientação norte-sul foi escolhida para maximizar o ganho solar no inverno e otimizar a iluminação diurna. Através dessa estratégia, a luz é trazida para todos os corredores e alas. Essa orientação também garante um forte vínculo visual com a cordilheira ao sul do projeto. Através do desenho, procuramos introduzir soluções de construção híbridas que atendem às rigorosas demandas de projeto sísmico para uma área de alto risco, enquanto apresentam práticas que estão incorporadas nas tradições de construção locais. O desenho também é sensível ao fato de que Bamyan carece de mão-de-obra tecnicamente qualificada e, assim, nesse ambiente rural, nosso detalhamento é simples. Com base nisso, a terra compactada estabilizada é utilizada como parede externa, o que implicou no treinamento da mão de obra local para o desenvolvimento de uma forma mais durável de construção em terra.

© Irfan Naqi

O clima e a topografia de Bamyan apresentam fortes contrastes. As montanhas são áridas enquanto seus vales são verdes, com terras agrícolas, pomares e riachos. O desenho do paisagismo inspira-se na sobreposição destes dois extremos para criar um projeto que se baseia na tradição das paisagens da Ásia Central / Islâmica, centrada nos pátios. O pátio do Hospital Central é inspirado nos tradicionais “Char-Bagh”. Fortemente definidos, seus eixos foram acentuados por meio do paisagismo. Nós vemos esses jardins e pátios como essenciais para o processo de cura. A flora e a fauna nativas têm sido usadas para o paisagismo. Árvores como choupos brancos e ciprestes definem os espaços ao ar livre. Árvores frutíferas, como maçãs e damascos, proporcionam sombreamento, enfatizam as estações e tornam o espaço mais cheiroso.

© Irfan Naqi

Neste vale sereno era essencial que o hospital pertencesse contextualmente ao entorno e fornecesse um santuário para o povo de Bamyan, um lugar de conforto.

© Irfan Naqi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bamyan, Afeganistão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Hospital Provincial Bamyan / Arcop (Pvt) Ltd." [Bamyan Provincial Hospital / Arcop (Pvt) Ltd.] 03 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899163/hospital-provincial-bamyan-arcop-pvt-ltd> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.