Sala de Aula Temporária / a.gor.a Architects

Sala de Aula Temporária / a.gor.a Architects - Mais Imagens+ 13

Mae Sot District, Tailândia
  • Outros Participantes : Jan Glasmeier, Daniel Tejedor, Science and Technological Training Center (STTC), Ironwood
  • Arquitetos Responsáveis: Albert Company Olmo
  • Cidade: Mae Sot District
  • País: Tailândia
Mais informaçõesMenos informações
© Franc Pallares Lopez

Descrição enviada pela equipe de projeto. Os estudantes do Science and Technology Training Center (STTC) e os arquitetos do a.gor.a Architects, projetaram e construíram um protótipo de sala de aula na fronteira entre a Tailândia e o Myanmar.

© Franc Pallares Lopez

Nos últimos 30 anos Mae Sot constatou um fluxo migratório intenso de pessoas que saem de Myanmar com destino a Tailândia, fugindo da guerra civil e buscando melhores condições de vida, saúde e oportunidades de emprego e estudo. 

© Franc Pallares Lopez

60 escolas trabalham fornecendo ensino de graça para os imigrantes, porém, enfrentam dificuldades incluindo a falta de recursos e problemas com a propriedade da terra. Dessa forma, o protótipo desenvolvido pelos estudantes e arquitetos, visa providenciar um lugar digno para o aprendizado. Além disso, o edifício também somou outros benefícios como ser facilmente construído e desmontado,o que permite que a sala de aula seja transportada para várias localidades diferentes. 

© Franc Pallares Lopez

O primeiro protótipo foi construído para a Escola CDC, um centro de aprendizado imigrante em Mae Sot que precisava de um espaço temporário para 60 alunos. Depois de 6 meses de uso, a sala de aula foi realocada em outra escola, no vilarejo Phop-Pra. Nos últimos dois anos foram construídos mais dois protótipos na região. 

© Franc Pallares Lopez

Além de todo o mérito deste projeto, aponta-se também o aprendizado dos alunos do STTC, os quais ganharam novas habilidades de construção e projeto, o que enriquece suas vidas profissionais. 

Corte

Um dos tópicos discutidos durante o processo projetual foi a seleção do material mais apropriado. O aço foi escolhido como o material principal da estrutura, graças a sua durabilidade e resistência ao transporte, além de ser também resistente ao clima da região de Mae Sot. 

© Franc Pallares Lopez

A estrutura é toda fixa com parafusos, que garantem sua estabilidade na hora de serem levantadas. Além da estrutura metálica, outra estrutura mais barata e leve, feita de madeira e coberta com palha, bastante comum na região, foi utilizada no projeto. Essa materialidade ajuda na manutenção do edifício. 

© Albert Company Olmo
Diagrama
© Albert Company Olmo

As salas de aula temporárias respondem efetivamente ao clima tropical da região. A cobertura foi projetada com pé-direito baixo e quebra o frontão em dois elementos. Isso previne a chuva de invadir a área interna, e também trás luz natural e ventilação para dentro do edifício. Além disso, tanto o sistema construtivo quanto a estética das molduras de aço não comprometem as características das construções tradicionais. 

© Franc Pallares Lopez

Ainda que este projeto tenha sido idealizado para fins educacionais, ele também pode ser adaptado para outras necessidades. O projeto do protótipo da Sala de Aula Temporária foi, desde sua conclusão, compartilhado como um projeto open source.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Mae Sot District, Tak, Tailândia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Sala de Aula Temporária / a.gor.a Architects" [Temporary Classroom Prototype / a.gor.a Architects] 01 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899162/sala-de-aula-temporaria-o-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.