Casa Goldtree / Hartree + Associates Architects

Casa Goldtree / Hartree + Associates Architects - Mais Imagens+ 9

East Fremantle, Austrália
  • Arquitetos: Hartree + Associates Architects; Hartree + Associates Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  403
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Robert Frith
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Absolute Stone, Flynn Talbott, Issey, Lighting Options, Liquid Lind, Miele, Original Ceramics, Solargain
Mais informaçõesMenos informações

Reforma e ampliação de uma casa dos anos 1950

De acordo com as primeiras conversas com os nossos clientes, deveríamos considerar as seguintes premissas na elaboração deste projeto: era fundamental que a casa fosse adaptada de forma a abrigar espaços mais flexíveis e dinâmicos; incorporar estratégias passivas para maximizar as condições de conforto em um lugar de clima austero como a Austrália; resgatar o brio da antiga fachada de tijolos do projeto original; ampliar a relação da casa com o entorno e favorecer as vistas para o Porto de Fremantle além de respeitar o orçamento inicial. A partir destas considerações, decidimos pela remoção do telhado da casa e a construção de um novo pavimento sobre a antiga cobertura. Futuramente, este novo nível poderá funcionar como um "apartamento" independente para os pais desta jovem família, contando com uma suíte, uma ampla cozinha e um terraço com as áreas de living.

© Robert Frith

O térreo é o espaço dedicado aos filhos adolescentes e também a seus amigos. Internamente os espaços foram reorganizados de forma despojada para atender às demandas da vida contemporânea. Os espaços de uso comum são bem iluminados e ventilados, incorporando a paisagem do entorno e proporcionando belas vistas para o subúrbio de East Fremantle. O hall de entrada faz a conexão entre o interior da casa e a rua, estende-se pelo longo corredor que atravessa a casa, desde a varanda frontal até o jardim com piscina na parte posterior do terreno.

Estrutura Conceitual

Nós da H+AA, focamos nosso trabalho no desenvolvimento de projetos de arquitetura inovadores, espaços que sirvam como um pano de fundo neutro para que a vida das pessoas possa florescer naturalmente - um novo conceito de projetos residenciais. Utilizamos apenas elementos pré-fabricados na construção dos novos espaços, mantendo os prazos da obra, o orçamento do cliente além de favorecer a eficiência e a performance da casa.

© Robert Frith

Benefícios Públicos e Culturais

Através de nossos projetos de arquitetura, ainda que em pequena escala, nós do H+AA procuramos chamar a atenção dos nossos clientes, dos visitantes e do público em geral para uma nova forma de conceber os espaços para a vida do homem. Procuramos desafiar os métodos tradicionais de construção e seus resultados previsíveis, além de envolver e provocar processos de reflexão sobra a própria arquitetura - espaços íntimos, para a vida em família e também para os amigos; fazemos reformas de antigas estruturas, desenvolvemos novos sistemas construtivos e procuramos promover princípios sustentáveis como um requisito básico para qualquer projeto de arquitetura, respeitando o orçamento dos nossos clientes e construindo edifícios que demandam baixos custos de manutenção.

Contextualização

O resultado final deste projeto reflete todo o cuidado que tivemos em resgatar e reinterpretar o projeto original da casa existente. Nosso projeto de arquitetura carrega o legado do passado, comunica os conceitos e valores do presente e ainda aponta para o futuro. Desde a primeira visita ficamos encantados com a paisagem desta rua e fizemos questão de enaltecer ainda mais este belo cenário urbano. A maioria dos elementos utilizados foram reutilizados do projeto original, adaptando-os em uma nova mistura eclética de formas, texturas, cores e proporções.

© Robert Frith

Programa

Os filhos do casal participaram efetivamente no processo de construção da casa. Este envolvimento dos clientes fez com que eles tivessem ainda mais orgulho do resultado final, que a cada visita suscitava novas histórias a serem contadas e compartilhadas.

A confiança do nosso cliente em nosso trabalho foi fundamental para o sucesso deste projeto, o qual é resultado da integração de diferentes profissionais dentro  do H+AA, desde consultores especializados, profissionais da construção, artesãos e artistas. Devido ao orçamento rigoroso, fizemos revisões após cada etapa da obra de forma a garantir o sucesso final do projeto.

© Robert Frith

Dentro do H+AA, temos uma visão holística da sustentabilidade, não apenas preocupada com questões construtivas, mas também procuramos considerar sempre questões sociais, estéticas e econômicas, tais como:

- A reforma de antigos edifícios é fundamental para minimizar os impactos sobre o meio ambiente.
- Para atender às exigências do cliente, transformamos os espaços da casa original sem ampliar a área de projeção sobre o lote. Apenas nos preocupamos em criar um espaço mais fluido e flexível, bem iluminado e arejado, integrando o interior e o exterior. Em dias de temperatura amena (a maior parte do ano em Perth), não há necessidade de utilizar sistemas de condicionamento de ar.
- As formas do telhado e os detalhes incorporados no projeto permitem a ampla iluminação natural do interior sem a incidência direta de luz solar.
- Edifícios flexíveis, que podem ser adaptados ao longo do tempo, tendem a reduzir a pressão econômica sobre a própria comunidade a medida que a família cresce e envelhece.

© Robert Frith

Além de painéis fotovoltaicos, a casa conta com um sistema de gerenciamento de consumo de energia e água, ventilação natural, e equipamentos e acessórios apropriados para o menor consumo e baixos custos de manutenção. A fachada de vidro voltada para o oeste é protegida tanto interna como externamente. A infraestrutura da casa conta ainda com espera para a instalação futura de duas turbinas eólicas e baterias de armazenamento de energia.

Podemos afirmar que este projeto excedeu todas as nossas expectativas e também de nossos clientes, onde é possível ver sorrisos radiantes todos os dias.

© Robert Frith

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Goldtree / Hartree + Associates Architects" [Goldtree House / Hartree + Associates Architects] 31 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899115/casa-goldtree-hartree-plus-associates-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.