Casa em Puerto de la Madera / Alejandro Beautell

Casa em Puerto de la Madera / Alejandro Beautell

© José Oller© José Oller© José Oller© José Oller+ 32

Tacoronte, Espanha
  • Arquitetos: Alejandro Beautell
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  400
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo Fotografias:  José Oller
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Bega, Bulthaup, Cortizo, Marrero, Topciment
  • Equipe De Projeto:Eloy Fernández | Aparejador, Flavio Dorta | Delineante
  • Construtora:Víctor Rodríguez e Hijos
  • Cidade:Tacoronte
  • País:Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© José Oller
© José Oller

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa, objeto de reforma, construída na década de 1960, localiza-se na faixa costeira do norte da ilha de Tenerife, em um belo cenário natural chamado Puerto de La Madera. A construção existente, concebida como uma casa de férias, não apresentava grande valor arquitetônico e, graças a sua forma e altura, representava um importante impacto visual na paisagem.

© José Oller
© José Oller
Implantação
Implantação

O trabalho consistiu em uma reforma integral da casa sem aumentar sua superfície e favorecendo sua integração na paisagem. Em termos de arquitetura, buscou-se uma distribuição diáfana e a potencialização das imponentes visuais da residência sobre o oceano e o vulcão Teide.

© José Oller
© José Oller
Planta - Térreo
Planta - Térreo

A estrutura original, a base de pórticos de concreto armado, foi exposta e deixada aparente, reforçando sua presença e seu ritmo no espaço. Esta operação de expor a estrutura portante faz parte do esforço de reiterar a operação de reforma empreendida na antiga casa.

© José Oller
© José Oller
© José Oller
© José Oller

Com o objetivo de reduzir o impacto visual da construção existente em relação aos bairros vizinhos, a cobertura inclinada de telhas foi demolida, de tal forma que a laje horizontal pré-existente atua como cobertura-jardim.

© José Oller
© José Oller
Planta - Primeiro Pavimento
Planta - Primeiro Pavimento

Com o mesmo objetivo de integração paisagística recuperou-se a topografia existente na plataforma que forma o acesso à casa, modificada outrora para favorecer o acesso à garagem. Assim, a visão da casa a partir do bairro vizinho Mesa del Mar se reduz a um pavimento de altura. O terreno é preenchido de forma escalonada, como na tradição da agricultura das olhas, fazendo necessário o uso de vegetação autóctone (cactos, palmeiras e dragoeiros).

© José Oller
© José Oller

A cobertura plana da residência recebeu uma camada de cascalho procedente do esmagamento de pedra basílica com o objetivo de que ali se proliferem espécies vegetais próprias do local. A materialidade das paredes de fechamento foi estudada, da mesma forma, para favorecer seu mimetismo em relação ao terreno circundante.

© José Oller
© José Oller
© José Oller
© José Oller

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Puerto de la Madera / Alejandro Beautell" [Casa en el Puerto de la Madera / Alejandro Beautell] 02 Ago 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/899080/casa-em-puerto-de-la-madera-alejandro-beautell> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.