Residência 5 Elementos / Studio PKA

Residência 5 Elementos / Studio PKA - Mais Imagens+ 28

Pune, Índia
  • Arquitetos: Studio PKA; Studio PKA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  930
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Amit Pasricha
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Franke, Kohler, Legrand
  • Engenharia Estrutural: Ranavat Buildcon
  • Construtora Civil: Mehta Associates
  • Empreiteiros De Carpintaria: Jaswant Enterprises
  • Elétrica : Vora Electricals
  • Consultoria Hvac : Advent Engineers
  • Consultoria Paisagismo: Oikos Ecological Solutions
  • Arquiteto Responsável: Puran Kumar
  • Equipe De Projeto: Preethi Krishnan, Sonali Nimbalkar, Revina Soni
  • Cidade: Pune
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Amit Pasricha

Descrição enviada pela equipe de projeto. Famosa por suas vistas cativantes, Pavana é tanto um refúgio quanto uma paisagem intocada - com o lago cercado pelos Sahyadris, coroado e guardado por três fortes ... A família composta por quatro pessoas requeria um retiro de fim de semana, bem como um lugar para afastar-se da vida agitada da cidade e, portanto, aventurou-se em busca de um pedaço de terra que não só iria capturar a essência do lugar, mas também poderia inspirar, encantar e saciar seus esforços criativos.

Planta - pavimento inferior

Elevando-se e no nível dos Sahyadris, a história começa onde os Cinco Elementos se encontram - A Terra e o Céu, com Ar, Água e Fogo.

"A residência existe em conjunto com os elementos e em torno deles - um aceno subliminar à própria natureza."

© Amit Pasricha

As paredes texturizadas e suaves tornam-se mais quentes sob o sol e imitam os tons da terra; que não só misturam-se com a paisagem, mas conferem a impressão de uma massa que cresceu e emergiu da própria terra em que se encontra. Procura-se impactar o mínimo possível o ambiente, dessa forma, a residência sobe e desce, seguindo a configuração do terreno. Cada patamar responde às curvas de nível dando origem a uma mistura dinâmica e lúdica - uma homenagem às colinas.

© Amit Pasricha

Seguindo o perfil dos telhados, grandes aberturas trazem luz do dia e calor, criando uma conexão com as mudanças dos tons do céu e uma lembrança casual da passagem do tempo. Os espaços dentro da casa permanecem em uma dança constante entre luz e sombra - com a luz que brilha e desliza ao longo de paredes e manchas escuras que se espalham pelo chão. Os elementos podem ser vistos, sentidos e ouvidos, estimulando os usuários a pausar e constantemente explorar, experimentar e viver o espaço.

© Amit Pasricha

Uma paleta simples e terrosa de materiais - calcário (Shahabad & Kadappa), arenito, ardósia, madeira, telhas de terracota, tijolo aparente, reboco de cimento, aço - complementam e respeitam o local e seus arredores. Aproveitando a região e o terreno, o projeto evoluiu de uma única unidade coesa para uma estrutura que se espalha em blocos, semelhante a um quebra-cabeças, com espaços construídos e não construídos interligados para criar um todo.

© Amit Pasricha
Corte A
© Amit Pasricha

Segregada em várias zonas - o bloco principal, o bloco infantil, o bloco de estar e o bloco de hóspedes - a residência leva em conta as exigências da família e suas inclinações profissionais. Cada bloco transborda para um espaço informal - o aangan (um pequeno pátio), a piscina, a lagoa de lírios - que garante a continuidade e o fluxo de espaços do interior para o exterior. Concebido como um lar para amigos, tanto quanto uma casa para a família, o projeto simboliza um lugar para celebrar a vida.

© Amit Pasricha

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência 5 Elementos / Studio PKA" [5 Element House / Studio PKA] 26 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898936/residencia-5-elementos-studio-pka> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.