Casa CG / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos

Casa CG / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos - Mais Imagens+ 27

Córdoba, Argentina
  • Arquitetos: Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos; Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  347
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ANODAL, Arcaduz, Ferrocons, Jonshon, Peusso iluminar
  • Cálculo Estrutural: Eng. Jose Luis Gomez, Arq. Ivan Salgado
  • Arquitetos Autores Da Obra: Arq. Adolfo Mondejar, Arq. Francisco Figueroa Astrain
  • Equipe De Projeto: Arq. Adriana Barberis, Arq. Ezequiel Lauria
  • Cidade: Córdoba
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia está localizada em um bairro central da cidade de Córdoba e seu requerimento surgiu de uma jovem família. A proposta assume os limites e a geometria do terreno, situando todos os ambientes da casa no norte possibilitando, em todos os casos, uma melhor insolação e vínculo permanente com o pátio, espaço fundamental no projeto. A residência procura recuperar os ambientes diurnos da vida social, sem criar circulações, sendo acessados diretamente desde a galeria, sem elementos distribuidores intermediários. 

© Gonzalo Viramonte
Planta - térreo

Uma escada de concreto leva a um terraço para eventos. A ideia resume-se a dois planos laterais igualmente de concreto que recebem como cobertura uma laje do mesmo material, com 4 metros de balanço, criando o espaço para a galeria. Para preservar ainda mais a visão dos planos, foram desenhadas três caixas interiores revestidas em madeira que compõe os três volumes da casa, um bloco de banheiros, um de serviços e outro com dormitórios, propondo uma leitura de dois materiais utilizados no exterior-interior.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
Croquis 2

A estrutura da laje é modular, variando somente quando a residência adapta-se aos limites do terreno. Ela é resolvida com vigas invertidas que, ao chegar a galeria, são convertidas em grandes balanços para a armadura das lajes. A materialidade é definida por lajes de concreto aparente, três caixas revestidas em madeira e piso de concreto em todos os seus ambientes. Os banheiros foram concebidos somente com pastilhas e cada um possui uma cor diferente, referenciando sua identidade e lugar na residência. 

© Gonzalo Viramonte
Cortes

O programa incorpora espaços intermediários de muita importância na utilização dos usuários como a galeria e a expansão dos dormitórios, resolvida com verde e água, no caso do dormitório principal, conferindo a climatização e ventilação aos ambientes cobertos. Ainda na área de estar, cria-se um volume semi-coberto para expansão, previsto com trepadeiras que refrescam, desde o sul, os ambientes interiores da casa e propõem um novo lugar de entretenimento. 

© Gonzalo Viramonte

Desde o sul, a residência é apresentada mais fechada, expressada por meio das caixas de madeira com espaços de serviços. Recorreu-se à diferentes texturas no concreto por suas fôrmas (tábuas, fenólicos, etc) expondo-as nas partes posteriores e no interior do dormitório principal. As esquadrias são de alumínio e as portas interiores de chapa dobrada de piso a teto, de acordo com o projeto. A água da chuva escoa em queda livre, por meio de tubos redondos com 100mm de diâmetro. 

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa CG / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos" [Casa CG / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos] 26 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898934/casa-cg-adolfo-mondejar-nil-estudio-de-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.