O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Argentina
  5. Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos
  6. 2018
  7. Casa CG / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos

Casa CG / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos

  • 21:00 - 26 Julho, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa CG / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos
Casa CG / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos, © Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

© Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte © Gonzalo Viramonte + 32

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A moradia está localizada em um bairro central da cidade de Córdoba e seu requerimento surgiu de uma jovem família. A proposta assume os limites e a geometria do terreno, situando todos os ambientes da casa no norte possibilitando, em todos os casos, uma melhor insolação e vínculo permanente com o pátio, espaço fundamental no projeto. A residência procura recuperar os ambientes diurnos da vida social, sem criar circulações, sendo acessados diretamente desde a galeria, sem elementos distribuidores intermediários. 

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
Planta - térreo
Planta - térreo

Uma escada de concreto leva a um terraço para eventos. A ideia resume-se a dois planos laterais igualmente de concreto que recebem como cobertura uma laje do mesmo material, com 4 metros de balanço, criando o espaço para a galeria. Para preservar ainda mais a visão dos planos, foram desenhadas três caixas interiores revestidas em madeira que compõe os três volumes da casa, um bloco de banheiros, um de serviços e outro com dormitórios, propondo uma leitura de dois materiais utilizados no exterior-interior.

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
Croquis 2
Croquis 2

A estrutura da laje é modular, variando somente quando a residência adapta-se aos limites do terreno. Ela é resolvida com vigas invertidas que, ao chegar a galeria, são convertidas em grandes balanços para a armadura das lajes. A materialidade é definida por lajes de concreto aparente, três caixas revestidas em madeira e piso de concreto em todos os seus ambientes. Os banheiros foram concebidos somente com pastilhas e cada um possui uma cor diferente, referenciando sua identidade e lugar na residência. 

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
Cortes
Cortes

O programa incorpora espaços intermediários de muita importância na utilização dos usuários como a galeria e a expansão dos dormitórios, resolvida com verde e água, no caso do dormitório principal, conferindo a climatização e ventilação aos ambientes cobertos. Ainda na área de estar, cria-se um volume semi-coberto para expansão, previsto com trepadeiras que refrescam, desde o sul, os ambientes interiores da casa e propõem um novo lugar de entretenimento. 

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Desde o sul, a residência é apresentada mais fechada, expressada por meio das caixas de madeira com espaços de serviços. Recorreu-se à diferentes texturas no concreto por suas fôrmas (tábuas, fenólicos, etc) expondo-as nas partes posteriores e no interior do dormitório principal. As esquadrias são de alumínio e as portas interiores de chapa dobrada de piso a teto, de acordo com o projeto. A água da chuva escoa em queda livre, por meio de tubos redondos com 100mm de diâmetro. 

© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte
© Gonzalo Viramonte

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos
Escritório
Cita: "Casa CG / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos" [Casa CG / Adolfo Mondejar Estudio de Arquitectos] 26 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898934/casa-cg-adolfo-mondejar-nil-estudio-de-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.