Casa VERSIN FOLSCH / AM Arquitectura

Casa VERSIN FOLSCH / AM Arquitectura - Mais Imagens+ 18

Puerto Varas, Chile
  • Arquitetos: AM Arquitectura; AM Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  344
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Archicad, Duomo, Sto, Sto Limited, Thermikhaus, VEKA
  • Arquiteto Colaborador: Andres Barra Gallardo
  • Engenheiro Calculista: Mauricio Valdés Navarrete
  • Construtora: Constructora Teuber
  • Arquiteto: Rodrigo Araya Manzanares
  • Cidade: Puerto Varas
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Juan Eduardo Sepulveda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra se localiza na cidade de Puerto Varas, Chile. Apesar de estar muito próximo ao Lago Llanquihue, o terreno não tem vistas diretas para a bacia nem ao cabo da cordilheira. A encomenda, uma residência unifamiliar para 5 pessoas, consistia em dar independência às áreas principais, isto é, um núcleo de dormitórios, um de serviços e outro de espaços comuns, mas com o desafio de criar transições fluidas entres tais espaços.

© Juan Eduardo Sepulveda
Axonométrica Explodida
© Juan Eduardo Sepulveda

O primeiro critério de intervenção foi potencializar as possíveis vistas do local com a melhor orientação possível; a residência se orienta de forma longitudinal de leste a oeste, de modo a expor quase toda a totalidade dos ambientes ao norte, demarcando vistas em cada uma das situações.

© Juan Eduardo Sepulveda

Segundo, posicionar a residência em função da pequena inclinação do lote, mas evitando grandes movimentos de terra. Assim, foram gerados três sub-pavimentos articulados por um hall central que distribui os fluxos por meio de uma escada central para as diferentes áreas. O pavimento inferior é constituído por um volume semi-enterrado de concreto armado com envoltório térmico que abriga a área de serviços, oficina e um dormitório de hóspedes.

© Juan Eduardo Sepulveda

O pavimento intermediário é formado pela suíte principal e dormitório das três filhas da família. O espaço das meninas se conforma primeiro como um dormitório comum com uma sala de jogos, mas que pode se transformar em três dormitórios iguais no futuro.

© Juan Eduardo Sepulveda

O pavimento superior é formado pela sala de estar, sala de jantar e cozinha: esta última incorpora um segundo estar - escritório para o cotidiano das meninas. Ao inverter o programa público a um pavimento superior é possível resgatar a vista ao Lago Llanquihue e ao Vulcão Calbuco, criando uma hierarquia entre estes espaços como principais da residência.

© Juan Eduardo Sepulveda
Corte
© Juan Eduardo Sepulveda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VERSIN FOLSCH / AM Arquitectura" [Casa VERSIN FOLSCH / AM Arquitectura] 23 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898681/casa-versin-folsch-am-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.