O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Lituânia
  5. Kubinis metras
  6. 2017
  7. Residência Smelynes / Kubinis metras

Residência Smelynes / Kubinis metras

Residência Smelynes / Kubinis metras
Residência Smelynes / Kubinis metras, © Norbert Tukaj
© Norbert Tukaj

© Norbert Tukaj © Norbert Tukaj © Norbert Tukaj © Norbert Tukaj + 19

  • Arquitetos

  • Localização

    Vilnius, Lituânia
  • Arquiteta Responsável

    Margarita Kaučikaitė
  • Área

    80.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Norbert Tukaj
© Norbert Tukaj

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Residência Smelynes encontra-se na região norte de Vilnius, Lituânia, em um antigo bairro de casas de veraneio cujo espírito ainda perdura em seus arredores. A tarefa era projetar uma residência em um terreno muito limitado, para uma jovem família admiradora do minimalismo, o que também inspirou o desenho final do edifício.

Dentro das limitações do lote estão o seu tamanho e seu entorno (casas vizinhas em três dos limites e uma rodovia no outro). O desafio de lidar com tais condicionantes provocou a criação de um espaço de qualidade ao ar livre. No entanto, tomou-se uma decisão consciente de não construir uma cerca para não limitar o espaço física, visual ou socialmente.

© Norbert Tukaj
© Norbert Tukaj
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Norbert Tukaj
© Norbert Tukaj

Assim, em um terreno estreito, projetou-se a casa, pequena, branca e minimalista, sendo a única excentricidade arquitetônica uma varanda de madeira que percorre quase toda a casa.

A residência é formada por três partes: a varanda principal, a garagem para o automóvel e uma passarela resguardada a partir de tal cobertura até a entrada e a varanda. Esta última, portanto, atua como um espaço de transição entre o privado e o público, sendo uma alternativa à cerca física. Além disso, levando em conta que sobra um espaço limitado para o pátio, uma escada para a cobertura e uma varanda nesse local foram projetadas para criar um elemento de mágica no cotidiano dos residentes.

Cortes
Cortes

O tamanho da casa se limita às necessidades básicas de uma família de quatro membros. Portanto, é dividido em duas partes principais: o dormir e o viver. A parte para dormir diz respeito a três dormitórios pequenos, um banheiro, uma lavanderia e uma pequena sala. O espaço de vida é o ponto focal da casa, e ocupa quase a metade da área total construída, compreendendo as funções de cozinhar e comer, passar tempo ao ar livre, brincar e trabalhar. O espaço é mais alto do que o restante da casa e se abre a uma varanda orientada a oeste. Desta forma, se estende tanto visual quanto fisicamente durante o verão, quando a família passa a maior parte do tempo com a varanda aberta: o limite entre interior e exterior literalmente apagado.

© Norbert Tukaj
© Norbert Tukaj

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Kubinis metras
Escritório
Cita: "Residência Smelynes / Kubinis metras" [Smelynes House / Kubinis metras] 24 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898635/residencia-smelynes-kubinis-metras> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.