Chameleon Villa / Word of Mouth House

Chameleon Villa / Word of Mouth House

© Daniel Koh© Daniel Koh© Daniel Koh© Daniel Koh+ 39

Kediri, Indonésia
  • Colaboradores:Triloka Bali- Robin Bimantoro
  • Construtor:Johannes Weissenbaeck
  • Cliente:Johannes Weissenbaeck + Emmanuelle Flahault
  • área Do Terreno:3430 m2
  • Arquiteto Responsável:Valentina Audrito
  • Equipe De Projeto:Abbie Labrum, Dewi Arianti,Agung Sudarma, Rachel Fabrina, Levina Sunarjo, Firman Azi, Parinita Dewan
  • Cidade:Kediri
Mais informaçõesMenos informações
© Daniel Koh
© Daniel Koh

"Chameleon Villa" é um projeto localizado em Buwit, na costa sudoeste de Bali. Construída em um terreno de mais de 4.000 metros quadrados e 11 metros de desnível entre o ponto alto e baixo, a casa encontra-se incrustada na encosta desta densa floresta tropical. Devido às condições únicas desta paisagem, o desafio era criar uma arquitetura que estivesse de fato conectada com seu entorno natural e que se integrasse perfeitamente na topografia do terreno.

© Daniel Koh
© Daniel Koh

Procuramos desenvolver um projeto em perfeita sintonia entre arquitetura e paisagem, jogando com os limites entre o espaço construído e a natureza. Como resultado disso, o edifício parece brotar em meio a encosta, como uma extrusão onde é difícil identificar onde ela começa e onde termina.

© Daniel Koh
© Daniel Koh

Os volumes foram implantados em diferentes níveis, seguindo a topografia do terreno para aproveitar ao máximo as perspectivas da paisagem em direção ao rio que passa na parte mais baixo junto à floresta. Os deslocamentos entre estes volumes foram concebidos para criar uma série de platôs que funcionam como espaços e jardins intermediários, permitindo que o interior flua livremente para fora da casa.

Planta - térreo
Planta - térreo

Inspirado na arquitetura tradicional de Bali, o projeto foi organizado em diferentes "pavilhões", os quais acomodam diferentes funções. Os espaços comuns são mantidos completamente abertos e integrados enquanto que a parte mais privada da casa, funcionam como volumes independentes.

© Daniel Koh
© Daniel Koh

O projeto é como uma caixinha de surpresas, o espaço vai se revelando à medida que nos deslocamos pelos edifício, desde o estacionamento, no ponto mais alto, até o último jardim em meio à floresta. Do interior, a única perspectiva possível é o extenso panorama da floresta tropical na qual a casa está inserida, seja no primeiro, no segundo ou no terceiro volume, até o momento em que mergulhamos em meio a natureza e descobrimos que este é o caminho que leva ao quarto de hóspedes no nível mais baixo do terreno.

© Daniel Koh
© Daniel Koh

O edifício principal se desenvolve em dois pavimentos, como volumes empilhados uns sobre os outros. Sua estrutura externa permite uma completa flexibilidade nos espaços interiores, onde a vida pode fluir livremente e esparramar-se pelo terreno e os jardins criados pelo deslocamento dos edifícios.

© Daniel Koh
© Daniel Koh

O objetivo desta estrutura externa é criar uma envoltória sólida capaz de proteger os espaços internos e fornecer o isolamento adequado proporcionando o conforto necessário para seus moradores. As lajes "camufladas" de jardins, criam um efeito de resfriamento passivo dos espaços abaixo e auxiliam na coleta de água da chuva, a qual é armazenada em uma área técnica abaixo de cada volume.

© Daniel Koh
© Daniel Koh

Como resultado destas estratégias de projeto, a casa se apresenta em forma de volumes simples e de linhas modernas, ao mesmo tempo que transparecem uma "naturalidade" orgânica. A maioria dos materiais utilizados é de origem local. Isso não significa que apenas fornecedores e artesãos da região trabalharam neste projeto, mas também que estas estratégias auxiliam a minimizar a pegada de carbono do projeto.

© Daniel Koh
© Daniel Koh

Além disso, as estratégias de sustentabilidade incluem a utilização de painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica e um sistema de reciclagem de água e coleta de água da chuva para irrigação dos jardins.

© Daniel Koh
© Daniel Koh

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Chameleon Villa / Word of Mouth House" [Chameleon Villa / Word of Mouth Architecture] 17 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898291/chameleon-villa-word-of-mouth-house> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.