Coo Lodge / Ortuzar Gebauer Arquitectos

Coo Lodge / Ortuzar Gebauer Arquitectos - Mais Imagens+ 32

Queilén, Chile
  • Colaboradores: Tal Sustiel, Juan Igor Suarez
  • Construtora: Constructora Tepual
  • Arquitetos Responsáveis: Eugenio Ortúzar, Tania Gebauer
  • Cidade: Queilén
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

O lugar

O lugar possui uma vista imbatível, onde os vulcões aparecem como um manto branco no horizonte,  onde a maré baixa abruptamente e deixa ver as diversas texturas: uma bela praia de areia, logo as pedras com areia e, então, pedras que desenham geometrias circulares entre a praia e o mar. O lugar sussurra sua própria história.

© Federico Cairoli
Implantação
© Federico Cairoli

Os primeiros habitantes, homens do mar, os "chonos" ou "payos" como são conhecidos na região, eram navegantes nômades que deixaram seus vestígios no oceano, seus currais de pesca.

© Federico Cairoli
Imagén objetivo. Image Cortesía de Ortuzar Gebauer Arquitectos
© Federico Cairoli

A limpeza do lugar permitiu recuperar uma bela praia com dunas de areia branca, que durante os últimos anos foram cobertas com grandes espinhos de ervas daninhas. O lugar reapareceu, o que apontou sinais para desenhar a partir de uma experiência do local.

© Federico Cairoli

O projeto

Ao reaparecer, três claros níveis apareceram no lugar: o primeiro, onde se acessa um plano verde a partir da estrada; um nível intermediário rochoso que estava escondido sob os espinhos, e um terceiro, que conforma a praia de dunas de areia branca que chega de forma rochosa ao mar.

Elevação

O projeto foi implantado na camada intermediária, de forma escalonada, acomodando-se a sua geografia com volumes propostos de forma independente entre si. Eles são escultóricos, como grandes rochas do mar, vinculados por livres circulações que, como trilhas através da arquitetura, ordenam o espaço.

© Federico Cairoli

A condição de exterior, de praia, foi reconhecida no projeto através de terraços e circulações comunicadas entre si, que se estendem e comunicam para caminhos, dunas, sempre dominando as vistas sobre a imensidão do mar. Desde o acesso, a arquitetura apenas se insinua, convidando a descobrir este novo encontro com o lugar. Como um braço estendido, uma ponte convida a conhecer o projeto.

Planta - Primeiro Pavimento

Por estarem separados, os ambientes são íntimos, próprios dos visitantes que os mantêm em sua condição de nômade no lugar. Um grande volume é o espaço de encontro, espaço público, exposto, que, ao redor do fogo e da cozinha, convida a viver a partir da lógica do conjunto rural em Chiloé.

© Federico Cairoli

Reciclagem

Com o uso de antigas pranchas de zinco, recicladas de antigas construções, o projeto nasce com história e torna-se parte do lugar, do temporal e do ancestral. A cor vermelha do óxido, similar à cor da terra, faz com que a arquitetura seja parte do lugar como um pedaço de terra, uma rocha.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Coo Lodge / Ortuzar Gebauer Arquitectos" [Coo Lodge / Ortuzar Gebauer Arquitectos] 19 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898259/coo-lodge-ortuzar-gebauer-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.