A Capela da Manhã / Flores & Prats

A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 2 de 26A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 3 de 26A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 4 de 26A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 5 de 26A Capela da Manhã / Flores & Prats - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Flores & Prats
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  22
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Saint-Gobain, Weber
  • Autores: Ricardo Flores e Eva Prats
  • Equipe De Projeto: Nina Andreatta, Inès Martinel e Jorge Casajús
  • Gestão De Obra: Ricardo Flores e Eva Prats, com os arquitetos Francesco Magnani e Traudy Pelzel
  • Cidade: Veneza
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 8 de 26
© Adrià Goula

Uma ilha

Estar em uma ilha e logo dentro de um jardim, depende de um estado de espírito em que a mente possa entrar em deriva em direção a um lugar pacífico de relaxamento. O jardim em San Giorgio tem uma estrutura em leque, começando do claustro de Palladio até a Laguna. A Capela da Manhã está localizada ao lado de um destes longos caminhos, justo antes deste passeio encontrar a água.

A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 14 de 26
Planta de Situação
A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 11 de 26
Croquis 1
A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 15 de 26
Croquis 5

O bosque

A capela se apresenta como uma parede paralela ao caminho. Esta parede tem uma porta, que oferece a opção de se adaptar ao percurso e entrar no bosque, abandonando o destino já conhecido à favor do desconhecido, do risco de se desorientar. A capela se transforma em uma porta de entrada para o bosque, para esta entidade maior à qual pertence: uma cúpula natural formada pelo bosque de pinheiros, dos quais empresta as qualidades naturais, isto é, o cheiro, o ar fresco, os sons e a luz. Tanto o elemento construído quanto o vegetal formam um espaço natural que abraça o visitante e cria um espaço de estar. Trata-se de uma mudança de ritmo, uma mudança na respiração. 

A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 18 de 26
Croquis 8
A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 3 de 26
© Adrià Goula
A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 16 de 26
Croquis 6

De manhã cedo

O local escolhido encontra-se na parte leste da ilha, onde começa a manhã, o que faz com que a capela receba o primeiro sol do dia. Esta capela é um lugar para frequentar de manhã cedo, quando a primeira luz do sol torna-se visível através de um raio de luz que traspassa um óculo em sua parede. A capela da Manhã, capturando a luz do sol em suas paredes, e o bosque da ilha, uma abóboda contínua na escuridão, juntos, estabelecem um espaço tranquilo, um convite a se sentar sozinho ou em grupo.

A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 2 de 26
© Adrià Goula

A capela foi pensada como uma escavação na parede, uma câmara em sua espessura, que contem diversos níveis de luz, um lugar para sentar-se protegido do sol e da chuva. É uma construção compacta, com uma superfície contínua que favorece seu aspecto sólido e primitivo. Esta condição antiga de sua forma e acabamento a transforma em um exemplo intermediário entre um fragmento esquecido de uma construção anterior e uma capela aberta desde o início. Esse projeto se movimenta entre as memórias das ruínas de Villa Adriana e as capelas abertas da América Latina.

A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 5 de 26
© Adrià Goula

Reunião

Uma vez ali, o visitante se depara com o passeio linear. A diferença é que a Capela da Manhã constrói outra perspectiva e um lugar de encontro. A condição aberta de sua entrada da boas-vindas a todo tipo de visitante desta região de Veneza, não impondo uma posição de encontro precisa, mas permitindo uma variedade de encontros. Sentado neste lugar há um duplo foco de atenção: um para a borda da ilha e a Laguna, o outro para o caráter casual das pessoas que se reúnem ao redor, todas reunidas ali devido ao magnetismo da Bienal de Veneza, dividindo uma curiosidade comum, uma coincidência para se celebrar.

A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 9 de 26
Croquis 4
A Capela da Manhã / Flores & Prats - Imagem 6 de 26
© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ilha de San Giorgio Maggiore, Veneza, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "A Capela da Manhã / Flores & Prats" [La Capilla de la Mañana / Flores & Prats] 19 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898257/a-capela-da-manha-flores-and-prats> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.