O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Capela
  4. Itália
  5. Flores & Prats
  6. 2018
  7. A Capela da Manhã / Flores & Prats

A Capela da Manhã / Flores & Prats

A Capela da Manhã / Flores & Prats
A Capela da Manhã / Flores & Prats, © Adrià Goula
© Adrià Goula

© Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula © Adrià Goula + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Ilha de San Giorgio Maggiore, Veneza, Itália
  • Autores

    Ricardo Flores e Eva Prats
  • Equipe de Projeto

    Nina Andreatta, Inès Martinel e Jorge Casajús
  • Área

    22.0 m2
  • Ano do Projeto

    2018
  • Fotografias

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Uma ilha

Estar em uma ilha e logo dentro de um jardim, depende de um estado de espírito em que a mente possa entrar em deriva em direção a um lugar pacífico de relaxamento. O jardim em San Giorgio tem uma estrutura em leque, começando do claustro de Palladio até a Laguna. A Capela da Manhã está localizada ao lado de um destes longos caminhos, justo antes deste passeio encontrar a água.

Planta de Situação
Planta de Situação
Croquis 1
Croquis 1
Croquis 5
Croquis 5

O bosque

A capela se apresenta como uma parede paralela ao caminho. Esta parede tem uma porta, que oferece a opção de se adaptar ao percurso e entrar no bosque, abandonando o destino já conhecido à favor do desconhecido, do risco de se desorientar. A capela se transforma em uma porta de entrada para o bosque, para esta entidade maior à qual pertence: uma cúpula natural formada pelo bosque de pinheiros, dos quais empresta as qualidades naturais, isto é, o cheiro, o ar fresco, os sons e a luz. Tanto o elemento construído quanto o vegetal formam um espaço natural que abraça o visitante e cria um espaço de estar. Trata-se de uma mudança de ritmo, uma mudança na respiração. 

Croquis 8
Croquis 8
© Adrià Goula
© Adrià Goula
Croquis 6
Croquis 6

De manhã cedo

O local escolhido encontra-se na parte leste da ilha, onde começa a manhã, o que faz com que a capela receba o primeiro sol do dia. Esta capela é um lugar para frequentar de manhã cedo, quando a primeira luz do sol torna-se visível através de um raio de luz que traspassa um óculo em sua parede. A capela da Manhã, capturando a luz do sol em suas paredes, e o bosque da ilha, uma abóboda contínua na escuridão, juntos, estabelecem um espaço tranquilo, um convite a se sentar sozinho ou em grupo.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

A capela foi pensada como uma escavação na parede, uma câmara em sua espessura, que contem diversos níveis de luz, um lugar para sentar-se protegido do sol e da chuva. É uma construção compacta, com uma superfície contínua que favorece seu aspecto sólido e primitivo. Esta condição antiga de sua forma e acabamento a transforma em um exemplo intermediário entre um fragmento esquecido de uma construção anterior e uma capela aberta desde o início. Esse projeto se movimenta entre as memórias das ruínas de Villa Adriana e as capelas abertas da América Latina.

© Adrià Goula
© Adrià Goula

Reunião

Uma vez ali, o visitante se depara com o passeio linear. A diferença é que a Capela da Manhã constrói outra perspectiva e um lugar de encontro. A condição aberta de sua entrada da boas-vindas a todo tipo de visitante desta região de Veneza, não impondo uma posição de encontro precisa, mas permitindo uma variedade de encontros. Sentado neste lugar há um duplo foco de atenção: um para a borda da ilha e a Laguna, o outro para o caráter casual das pessoas que se reúnem ao redor, todas reunidas ali devido ao magnetismo da Bienal de Veneza, dividindo uma curiosidade comum, uma coincidência para se celebrar.

Croquis 4
Croquis 4
© Adrià Goula
© Adrià Goula

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Flores & Prats
Escritório
Cita: "A Capela da Manhã / Flores & Prats" [La Capilla de la Mañana / Flores & Prats] 17 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Brant, Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898257/a-capela-da-manha-flores-and-prats> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.