IK LAB / Roth-Architecture

IK LAB / Roth-Architecture - Mais Imagens+ 17

  • Direção Da Galeria: Santiago Rumney Guggenheim
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
Azulik Hotel. Imagem Cortesia de IK LAB

Uma nova galeria, ecologicamente responsável, leva as Belas Artes à Tulum

No coração de um dos locais mais exclusivos da América Latina, um projeto sem precedentes de galeria de arte está apresentando uma lista de artistas internacionais proeminentes e abrigando exposições de arte contemporânea inovadoras. O IK LAB desenvolve experiências culturais imersivas inovadoras para a comunidade local em expansão de Tulum e para os visitantes internacionais, promovendo criatividade, conscientização e visão.

Cortesia de IK LAB

Através de um projeto ambientalmente consciente, um círculo personalizado de artistas e um programa de residências de vanguarda, o IK LAB pretende fornecer uma estrutura para as melhores mentes criativas do mundo interagirem com a arquitetura visionária da galeria. Ela capta a quintessência da natureza abundante da península de Yucatán e seu rico patrimônio espiritual para se posicionar em um novo futuro como uma inspiração e modelo para outras comunidades.

Cortesia de Azulik

A combinação inteligente de conhecimento vernacular, inovação tecnológica, sustentabilidade aplicada, espiritualidade vivida e experiências coletivas culminará em novas formas de criar e experimentar a arte como uma demonstração do potencial da evolução e visão humanas.

Cortesia de IK LAB

Para entender a natureza singular da Península de Yucatán – uma massa terrestre de quase 190.000 quilômetros quadrados que separa o Mar do Caribe do Golfo do México – é necessário voltar 65 milhões de anos atrás, ao final do período Cretáceo. Foi naquela era que os geólogos disseram que um asteroide de aproximadamente dez quilômetros de largura veio do espaço e atingiu a costa norte de Yucatán com uma força dez bilhões de vezes mais forte do que a bomba atômica lançada sobre Hiroshima.

Azulik Hotel. Imagem Cortesia de IK LAB

Tulum e Yucatán são muitas vezes referidos como um "vórtice" – um dos pontos mais carregados do mundo – e, de fato, uma quantidade incrível de energia atingiu e então emanou desse lugar. As repercussões mudaram o curso da vida na Terra e afetaram as civilizações que se desenvolveriam e floresceriam milhões de anos depois. Hoje, as pessoas modernas, como nós, viajam a Tulum para sentir os ritmos intensos da natureza inerentes a esta terra, um lugar de tremendo poder e beleza.

Cortesia de IK LAB

Para acessar a cúpula, o visitante tem que atravessar um rio místico na selva e andar sobre a água. A entrada funciona como um vórtice, um túnel curvo que leva a um destino desconhecido.

Cortesia de IK LAB

A caminhada até a entrada requer um senso de equilíbrio e agilidade. Ir da galeria para a cúpula é uma jornada. O visitante é cercado pelo som natural de uma cachoeira. Esta chuva mais tarde se torna uma chuva de metal.

Cortesia de IK LAB

Os visitantes são levados a outra dimensão quando entram pelas portas de madeira e vidro do IK Lab, a 4 metros de altura. Visualmente, a perspectiva e a escala misteriosa do espaço criam uma sensação de vasto infinito enquanto as curvas promovem aconchego e proteção.

Cortesia de IK LAB

Descalço, o visitante é convidado a interagir com o piso como um organismo vivo. Há um elemento de surpresa ao transitar do cimento polido, frio e liso para o piso de madeira “Bejuco” quente e rústico. Todo o som externo é silenciado com os passos no lado interno, que reverberam e ecoam, amplificando as dimensões surreais do espaço.

Cortesia de Alice Rabbit, Cortesia de Azulik

Cúpulas maciças e geométricas são magicamente iluminadas por duas janelas redondas, ou portais, para a selva e o céu ao redor.

Este espaço majestoso redefine a experiência típica de visitação de galerias brancas ao fortalecer a relação orgânica entre a arte e seu ambiente físico. A estrutura insinua dimensões invisíveis à medida que a mente é levada a passear por uma jornada inesquecível. Feito por humanos, este projeto visionário é uma homenagem ao nosso solo, mas também é um lembrete gentil de que os seres humanos são apenas parte da natureza.

Cortesia de IK LAB

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:QROO 15, Q.R., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "IK LAB / Roth-Architecture" [IK LAB / Roth-Architecture] 16 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898248/ik-lab-jorge-eduardo-neira-sterkel> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.