Editora ‘KL' em Daejo-dong / Seoga Architecture

Editora ‘KL' em Daejo-dong / Seoga Architecture - Mais Imagens+ 32

  • Arquitetos: Seoga Architecture; Seoga Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  414
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Chaeum Furniture, Daeseung System Window, Eagon Maru, Sangsan Ceramic, thyssenkrupp
  • Engenharia Estrutural: Thekujo
  • Instalações : Bow Engineering
  • Engenharia Elétrica: Sungji Engineering
  • Construtora: Dasan Construction Engineering
  • Arquitetos Responsáveis: Park Haesun, Oh Seunghyun
  • Cidade: Daejo-dong
Mais informaçõesMenos informações
© Shin kyungsub

Desenvolvimento e Transformações

Daejo-dong era um bairro típico de casas multifamiliares que teve seu ápice entre as décadas de 1980 e 1990. Hoje em dia, porém, empreendimentos de uso misto com pequenas lojas começaram a aparecer em seu perímetro, o que muda gradualmente o bairro, e deixa clara a onda de desenvolvimento, alta densidade e velocidade com que as mudanças estão acontecendo. 

© Shin kyungsub

Espaço Limitado e Programa Complexo

O projeto do edifício da Empresa de Publicações KL tinha um programa complexo e nós conseguimos encaixar tudo em seis pavimentos. Dividimos o edifício em duas seções: uma seção da empresa da editora e outra com habitações. Como boa parte da equipe editorial trabalha em mesas durante bastante tempo, nós projetamos escritórios mais confortáveis e relaxantes que os usuais. Foi um desafio alinhar todos as demandas como calefação no piso dos escritórios, uma pequena cozinha e sala de refeições, salas mais privativas para os escritores, além de espaços multi-uso que podem abrigar reuniões ou eventos. 

© Studio Texture on Texture

O quarto pavimento do edifício foi projetado para uma senhora. Ela não estava disposta a se separar do quintal de sua antiga casa, então nós colocamos a varanda larga o suficiente para jardinagem. Também maximizamos espaços de armazenamento para complementar o espaço reduzido.

Corte

O quinto pavimento é dedicado ao cliente, um homem solteiro que buscava um lugar para relaxar e descansar. Como a área do quinto pavimento é restrita por causa da legislação construtiva, nós tivemos que distribuir e organizar o espaço de forma eficiente. Minimizamos o espaço da sala de estar e do quarto, de forma que ele esteja livre a maior parte do dia.

© Studio Texture on Texture

Foi importante marcar os fluxos, já que o edifício abriga tanto um escritório, quanto habitações. A senhora acessa sua casa a partir de um elevador exclusivo, e consequentemente os funcionários da editora acessam o escritório por outro lugar. O espaço multi-uso, que fica no subsolo, tem uma entrada independente, já que pretende-se que seja usado em eventos da empresa. Dessa forma, o escritório, as casas e o espaço de eventos podem garantir seus acessos e seus fluxos. 

© Studio Texture on Texture

Paisagem Urbana

O chanfro no volume, obtido a partir da busca por melhor insolação, afeta substancialmente a paisagem, principalmente em um lugar com alta densidade. Depois de uma série de discussões, decidimos revelar essa inclinação como parte característica do edifício. Toda a fachada tem acabamento com o mesmo material, tijolos marrons, que dão unidade e simplicidade para a forma. De noite, as janelas da escada brilham e dão vida ao bairro. 

© Shin kyungsub

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Editora ‘KL' em Daejo-dong / Seoga Architecture" [Daejo-dong Publishing Company ‘KL' / Seoga Architecture] 16 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898239/editora-kl-em-daejo-dong-seoga-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.