Inscrições para o Laboratório de Autoconstrução “Lugar de Partilha”

Decorre até ao próximo dia 16 de julho o período de inscrições para O Laboratório de Autoconstrução “Lugar de Partilha” no Conjunto Habitacional da Guarda, em Perafita, Matosinhos, para 10 participantes, a decorrer de 28 de julho a 10 de agosto.

Aos participantes é oferecido almoço, alojamento e deslocação para o Conjunto Habitacional da Guarda, nos casos em que tal se justifique.
Para fidelização das inscrições será aplicada uma taxa de inscrição de 50€. Clique aqui para se inscrever: https://bit.ly/2KJPSL5

Este projeto pretende dotar o espaço interior do Conjunto Habitacional da Guarda de uma ou mais pequenas estruturas /equipamento que estarão ao serviço de toda a comunidade de Perafita. O objetivo é que este seja o ponto de partida para a requalificação total do espaço envolvente do C.H. da Guarda.

São parceiros da Casa da Arquitectura para este projeto, a Câmara Municipal de Matosinhos, a MatosinhosHabit e a União de Freguesias de Perafita, Lavra e Santa Cruz do Bispo e inúmeras Coletividades e Associações Locais . O projeto conta ainda com o apoio da J.P. Leitão, a CIN e HILTI, entre outros.

A EDIÇÃO 2017
Em 2017, o programa organizado pela Casa da Arquitectura, e com curadoria de Roberto Cremascoli, intitulado “O Lugar de Partilha”, um laboratório de autoconstrução destinado a criar uma estrutura de apoio à comunidade local, desenrolou-se no Bairro das Campinas, no Porto. Participaram no laboratório para cima de 20 estudantes e arquitetos de todo o mundo que, em conjunto com os residentes do bairro, durante duas semanas, construíram três estruturas para a comunidade: o Bicho, o Teatrinho e o Fogo.

O local de implementação de “O Lugar de Partilha”, localizado entre quatro blocos de habitação e utilizado pelos residentes sobretudo durante as festividades de São João, apresentava “caminhos desenhados” pelos moradores, marcas do tempo que foram o ponto de partida para a definição do programa e da implantação de três equipamentos pensados sobretudo para as crianças e para ser apoio para a organização de festas na rua.

“Bicho”, uma espécie de playground, um parque infantil que se desenvolve no terreno ao longo de 27 metros. Corre entre as árvores. É um banco para sentar que, de repente, se transforma em mesa de jogos, torna-se um apoio para descansar ou simplesmente um ponto para observar a paisagem urbana envolvente. Foi construído em barrotes de madeira de 7x7cm e pontualmente revestidos com tábuas maciças de 2,5cm em madeira.

“Teatrinho” é um coreto que se eleva, destacando-se levemente do terreno. Tem uma área de implantação de 5x5m e uma altura máxima de 6 metros. Também foi construído com estrutura em vigas e pilares de madeira 10x10cm. “Fogo” é um jogo circular, colocado à volta do local onde a tradicional fogueira de São João é realizada todos os anos para celebrar o santo.

Se necessitar de mais informação, contacte info@casadaarquitectura.pt

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 16 DE JULHO
Laboratório de AutoConstrução no Conjunto Habitacional da Guarda, Perafita, Matosinhos
28 de julho a 10 de agosto de 2018
com
Roberto Cremascoli
Edison Okumura
Ivo Poças Martins
Dulcineia dos Santos

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Inscrições para o Laboratório de Autoconstrução “Lugar de Partilha”" 12 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898153/inscricoes-para-o-laboratorio-de-autoconstrucao-lugar-de-partilha> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.