Capela Vaticano / Foster + Partners

Capela Vaticano / Foster + Partners - Mais Imagens+ 16

Veneza, Itália
© Nigel Young / Foster+Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta é a primeira vez que a Cidade do Vaticano é representada na Bienal de Arquitetura de Veneza. O 'pavilhão', com curadoria de Francesco Dal Co, assume a forma de dez capelas temporárias, cada uma projetada por um arquiteto diferente. A Foster + Partners projetou uma das capelas, localizada em uma área arborizada em uma das extremidades da ilha veneziana de San Giorgio Maggiore. O partido para o conceito do projeto da capela era utilizar três cruzes simbólicas na paisagem, envoltas por uma membrana semelhante a uma tenda. À medida que o projeto evoluiu, as cruzes se tornaram uma estrutura de integridade tensional de cabos e mastros, enquanto a membrana se materializou em uma treliça de madeira acoplada à estrutura.

© Nigel Young / Foster+Partners
Croquis 1
© Laurian Ghinitoiu

Norman Foster, fundador e presidente executivo da Foster + Partners, disse: “O projeto começou com a seleção do terreno. Em uma visita a San Giorgio Maggiore, perto da magnífica igreja de Palladio e do Teatro Verde, encontrei uma área verde com duas árvores maduras emoldurando lindamente a vista da lagoa. Era como um pequeno oásis no grande jardim, perfeito para contemplação. Nosso objetivo era criar um pequeno espaço difuso com um padrão de sombra e diferente da normalidade com a qual os transeuntes estão acostumados, focando na água e no céu ao além – um santuário”.

© Laurian Ghinitoiu
Croquis - Implantação
© Laurian Ghinitoiu

Projetada por Foster + Partners e construída pela empresa italiana de móveis Tecno, a estrutura da capela reflete a leveza e a natureza etérea do conceito original. Consiste em um piso de aço em rampaque suporta um deck de madeira e uma estrutura de integridade tensional que é composta de mastros de aço e elementos cruzados, amarrados por cabos de aço e pequenas seções ocas circulares e inclinadas. Isso permite que os elementos cruzados horizontais e os mastros verticais sejam separados uns dos outros ao mesmo tempo que permanecem estruturalmente estáveis. Juntos, eles criam uma cobertura capaz de resistir tanto a cargas verticais quanto a cargas laterais de vento.

Croquis - Elevação
© Laurian Ghinitoiu
Axonométrica

O espaço é cercado por uma série de ripas finas de madeira de lariço que vão do deck à estrutura principal. Elas permitem que a luz entre no espaço, proporcionando sombra e definindo o volume da capela. As conexões entre as ripas de madeira e a estrutura foram projetadas para deslizar independentemente para assegurar que as ripas não fossem sobrecarregadas quando toda a estrutura se movesse devido às cargas de vento. Trepadeiras de jasmim plantadas ao redor da estrutura se desenvolverão nela com o tempo, suavizando seus contornos e liberando uma fragrância suave para aumentar a sensação de calma espiritual. O pavilhão permanecerá aberto ao público entre 26 de maio e 25 de novembro de 2018.

© Nigel Young / Foster+Partners

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Veneza, Cidade Metropolitana de Veneza, Itália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Capela Vaticano / Foster + Partners" [Vatican Chapel / Foster + Partners] 16 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898097/capela-vaticano-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.