O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Bar
  4. Brasil
  5. SuperLimão Studio
  6. 2017
  7. Benzina Bar / SuperLimão Studio

Benzina Bar / SuperLimão Studio

  • 05:00 - 16 Julho, 2018
Benzina Bar / SuperLimão Studio
Benzina Bar  / SuperLimão Studio, © Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

© Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba © Maíra Acayaba + 18

  • Arquitetos

  • Localização

    R. Girassol, 396, Vila Madalena, São Paulo, Brasil
  • Equipe

    Antonio Carlos Figueira de Mello, Lula Gouveia, Thiago Rodrigues, Letícia Domingues, Pedro Pontes
  • Paisagismo

    Teco Paisagismo
  • Luminotécnica

    LDArti
  • Área

    250.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O grupo proprietário do Benzina Bar, já cliente SuperLimão também em outros projetos, foi um dos pioneiros  a criar empreendimentos Fast Casual no Brasil. Logo, a ideia para o projeto do Benzina era que fosse criado um ambiente jovem, interessante e, ao mesmo tempo, empoderador para que o cliente tenha o livre-arbítrio de ir e vir. Assim, toda casa foi pensada para que a pessoa possa consumir e ficar livre para estar em qualquer espaço.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Na casa funcionava um pub com áreas compartimentadas que já havia sofrido algumas alterações. Ao mesmo tempo, a fachada do imóvel possui linhas fortes e ângulos expressivos, que foram tomados como partido arquitetônico para o seu novo desenho. Além disso, foram feitas diversas aberturas nos caixilhos para que o interior e exterior ficassem bastante integrados trazendo a rua para dentro do bar.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Como haviam compartimentações, a ideia foi criar uma unificação visual dos espaços, aproveitando-se do pé direito existente sobre o antigo forro. Então o forro foi retirado, as tesouras metálicas do telhado foram expostas e um tratamento acústico com celulose projetada foi feito.

Foram definidos três níveis de interação. O térreo contempla um grande bar e uma série de mesas e assentos em alturas diferentes. Foi desenhada uma grande arquibancada que unifica o pavimento térreo ao primeiro nível, onde as pessoas podem circular ou estar. No segundo nível foram criados lounges, uma área de sinuca e um segundo bar de drinks. Esse bar possui uma superfície lúdica criada com líquidos coloridos que se movimentam com o toque, fazendo uma ligação com os efeitos alucinógenos da inalação da Benzina. Neste pavimento encontra-se uma escada para o próximo e terceiro nível, onde existem máquinas de pinball, pebolim. A ideia é que essa área funcione como uma área de jogos e interação entre as pessoas e todo espaço possa ser utilizado como um grande playground.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Voltando ao térreo, ao lado do bar principal foi criada uma grande abertura de caixilhos e, aproveitando-se da diferença de nível entre o térreo e o nível da rua, uma única plataforma foi criada, servindo como banco para a área interna e, ao mesmo tempo, uma mesa alta para a área externa.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Todos os revestimentos foram descascados, expostos e tudo que foi criado de novo busca trazer uma grande diferenciação expondo o novo e o velho. Todo o mobiliário foi garimpado em lojas de móveis antigos na Av. São João no centro de São Paulo.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Na fachada foram utilizadas cores diferentes e iluminações lineares, enaltecendo os ângulos das águas dos telhados. Internamente, no palco, foi criado um lounge junto a uma estante com diversos objetos com referências dos anos 80 e uma grande luminária Biro-Biro platinado, de autoria do SuperLimão, explora o pé-direito.

Axonométrica Explodida
Axonométrica Explodida

Inovação: método de serviço, forma de pagamento (auto-serviço), uso de tecnologia para dinâmica de compra ágil.

Conforto: diversas maneiras de se utilizar o espaço, desde poltronas, banquetas altas, bancadas, jogos, arquibancada, para a pessoa usar como tiver vontade. Espaço cria oportunidades diferentes de uso. Escolha de Materiais: O que era antigo foi exposto e o que é novo foi destacado com elementos metálicos, elementos plásticos.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Iluminação: Tem algumas facetas, tanto iluminação geral dimerizavel que cria diversos cenários e em todas as tesouras do telhado foram instalados LEDs endereçáveis e coloridos, que podem tornar a casa uma grande balada.

Integração: integração com o interno e externo.

© Maíra Acayaba
© Maíra Acayaba

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
SuperLimão Studio
Escritório
Cita: "Benzina Bar / SuperLimão Studio" 16 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/898081/benzina-bar-superlimao-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.