Casa Rear Window / Edward Ogosta Architecture

Casa Rear Window / Edward Ogosta Architecture - Mais Imagens+ 15

  • Arquitetos: Edward Ogosta Architecture; Edward Ogosta Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  135
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Steve King
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dornbracht, Duravit, Malarkey Roofing Products, VELUX Commercial, Western Window Systems
  • Construtora: Silverleaf Construction
  • Engenharia Estrutural: Reiss Brown Ekmekji
  • Arquiteto Responsável : Ed Ogosta
  • Cidade: Culver City
Mais informaçõesMenos informações
© Steve King

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Rear Window, residência do arquiteto Edward Ogosta, AIA, é uma reforma discreta e moderna de uma casa de 1944 em uma área remanescente da mesma época. A sensibilidade ao contexto de seu entorno foi um ingrediente chave para o projeto sereno, discreto e respeitoso. A partir da sequência de novos espaços e aberturas colocadas em lugares estratégicos, a casa se abre até estar profundamente integrada ao jardim. Todos os acabamentos internos e externos foram escolhidos para criar uma experiência arquitetônica única, usando uma paleta restrita com vidro, alumínio, madeira, telhas de asfalto e concreto. O interior foi atualizado para ser simples e claro a partir de novas aberturas zenitais, pisos de carvalho branqueados e paredes brancas. O ápice do projeto é a janela do quarto principal, que é emoldurada por um caixilho de alumínio que avança em balanço em direção a um pequeno lago no jardim. O projeto mostra como uma intervenção estratégica e respeitosa pode trazer novos ares para uma antiga casa, atendendo às necessidades da família e mantendo a escala do bairro. 

© Steve King
Planta - Antiga e Nova
© Steve King

A antiga casa serviu como uma boa residência durante os primeiros anos, porém, com o crescimento da família, tornou-se necessário estender a casa e criar uma nova suíte. Guiado pela filosofia de causar o máximo de impacto com o menos número de movimentos, o arquiteto começou removendo uma grande árvore para liberar espaço e possibilitar seu volume retangular. Para estreitar a conexão entre o novo e o antigo, o anexo mantém o caimento da cobertura, comum ao entorno, porém acrescenta um toque geométrico, criando um ambiente mais arejado internamente. O volume novo é revestido com telha asfáltica, trazendo as características vernaculares para o projeto. 

© Steve King

Para criar a abertura da suíte master, assinatura do projeto, Ogosta combinou chapas de aço e molduras de alumínio no volume que sobressai em um balanço de 60 centímetros da fachada. A abertura consiste em uma porta de correr que leva até o jardim, passando pelo pequeno lago por um caminho de concreto.  A janela cria a sensação de estar cercado pela natureza, de forma que muitas vezes a casa parece estar distante da cidade. Os arbustos plantados ao redor da propriedade reduzem a poluição sonora da Rodovia 405, além de auxiliar na privacidade e na ambientação da casa. 

© Steve King

Influenciado pelo Minimalismo Californiano e pelo movimento "Light and Space" da década de 1960, Ed Ogosta cria momentos de claridade que conjuram uma experiência serena e tranquila. O final de corredor não tem móveis ou obras de arte, trazendo a atenção para a iluminação natural que entra pela abertura zenital. As aberturas foram estrategicamente colocadas, variando a intensidade e a temperatura da luz, criando um certo drama que remete às experiências do Skyspace de James Turrell. 

© Steve King

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Rear Window / Edward Ogosta Architecture" [Rear Window House / Edward Ogosta Architecture] 23 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897939/casa-rear-window-edward-ogosta-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.