Edifício Hubert Perrodo / Design Engine Architects

Edifício Hubert Perrodo / Design Engine Architects - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: Design Engine Architects; Design Engine Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  297
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Jim Stephenson
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Forza Doors, Junckers, NBK North America
  • Engenharia Estrutural: Eckersley O'Callaghan
  • Consultoria De Projetos Complementares: Hoare Lea
  • Quantitativos: Ridge & Partners
  • Consultor De Iluminação: Hoare Lea
  • Construtora Principal: Edgar Taylor
  • Cliente: St Peter’s College, University of Oxford
  • Financiamento: Private
  • Inauguração: Janeiro de 2018
  • Área Interna Bruta: 297 m2
  • Prêmios : RIBA South 2018 Awards shortlist, Oxfordshire Property Festival Project of the Year Highly Commended
  • Cidade: Oxfordshire
  • País: Reino Unido
Mais informaçõesMenos informações
© Jim Stephenson

Descrição enviada pela equipe de projeto. Desenvolvido pelo escritório de arquitetura Design Engine, o projeto de reforma e ampliação do St Peter's College, em Oxforshire no Reino Unido, tinha como principal objetivo transformar esta histórica estrutura em um lugar melhor para o ensino, o aprendizado e para a vida cotidiana dos seus visitantes e usuários. O projeto incluiu a construção de um novo edifício, chamado de Hubert Perrodo, o qual conta com quatro pavimentos abrigando seis novas salas de estudo e um auditório. Além disso, os pátios internos foram remodelados e uma sala de estudos e um espaço para eventos foram inseridos no térreo dos edifícios Hannington e Chavasse respectivamente, ativando os espaços públicos do conjunto. De forma mais pontual, três outros espaços dentro do edifício Chavasse, tombado como patrimônio histórico, foram reformados e contam agora com modernas instalações.

© Jim Stephenson

O projeto procurou qualificar os espaços existentes do colégio, racionalizando e ampliando sua capacidade e modernizando suas estruturas. As pequenas alterações procuram respeitar ao máximo o patrimônio construído, conectando passado e presente sem nenhuma extravagancia. Uma ampla reforma das instalações de ensino e aprendizagem foi especificamente solicitada por nossos clientes, assim como as salas para conferências e espaços para eventos. Essas pequenas mudanças tiveram consequências imediatas no espaço do Colégio, qualificando a vida cotidiana de seus usuários assim como a realização de eventos especiais como colações de grau e provas de admissão de novos alunos. O maior valor deste projeto é a sua total flexibilidade, as novas salas podem ser facilmente adaptadas para servirem como salas de aula, quartos de estudantes ou para abrigar novos hóspedes.

© Jim Stephenson

O Colégio fez questão que mantivéssemos a integridade arquitetônica do conjunto e que qualificássemos os espaços existentes. As novas intervenções precisavam ser sutilmente inseridas, fortalecendo a sua própria identidade mas criando um suave contraste entre passado e presente. Por isso procuramos integrar os edifícios através dos espaços abertos comuns, com um detalhado projeto de paisagismo. O paisagismo flui através da rede de espaços públicos do conjunto, integrando os diferentes pátios de forma a criar uma relação harmoniosa entre o espaço construído e não construído.

Planta - pavimentos

O pátio principal, Chavasse Quad, foi completamente transformado ao longo dos anos devido as mudanças significativas de níveis entre as praças. A acessibilidade foi melhorada de modo a integrar os diferentes pátios sem grandes desníveis. Os degraus inseridos ao longo da rampa proporcionam locais de descanso e encontro durante os dias ensolarados, favorecendo a privacidade no térreo do novo edifício.

© Jim Stephenson

Esta nova estrutura foi construída como um pavilhão de três pavimentos e um quarto nível recuado. O gabarito do conjunto é mantido: o novo edifício dialoga diretamente com o Edifício Chavasse, definindo os limites do pátio entre eles. As atividades que abriga são como um espelho do seu edifício vizinho, também tombado. Os espaços comuns no térreo se abrem para o novo pátio enquanto que as salas de estudo mais privadas ocupam os pavimentos superiores.

© Jim Stephenson

Esta divisão de espaços públicos e privados ao longo dos diferentes pavimentos poderia resultar em uma fachada incoerente, mas o 'véu' aplicado à fachada em forma de brises ajuda a unificá-la e dar coerência aos diferentes níveis e usos. Uma trama aberta de barras cerâmicas verticais de seção quadrada constitui a imagem da fachada principal e faz referência à textura reticulada das fachadas históricas do colégio. O acabamento natural da cerâmica foi escolhido para dialogar com a textura e os tons terrosos das fachadas do entorno. A estrutura metálica possui um acabamento na cor bronze, também escolhido para combinar com a paleta de cores dos edifícios existentes.

© Jim Stephenson

“Resolver um programa de necessidades de alta complexidade em meio a uma série de edifícios históricos foi um tremendo desafio para todos nós. Trabalhando em estreita colaboração com as autoridades locais, fomos capazes de atender todas as regras de planejamento urbano desta bela cidade, sem deixar de utilizar todo o potencial construtivo do terreno. Como a peça final que faltava em um quebra-cabeça, o novo edifício precisava ter seu próprio caráter, mas sem criar conflitos com o patrimônio histórico do local.  O novo edifício é contemporâneo por sua natureza, mas esperamos que alcance a mesma profundidade que seus edifícios vizinhos, mantendo a qualidade arquitetônica da St Peter's College”.
Richard James, Arquiteto do Design Engine.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:New Inn Hall St, Oxford OX1 2DL, Reino Unido

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Hubert Perrodo / Design Engine Architects" [Hubert Perrodo Building / Design Engine Architects] 15 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897888/edificio-hubert-perrodo-design-engine-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.