Casa em La Cuesta / Abdenur Arquitectos

© Gonzalo Viramonte

Casa em La Cuesta / Abdenur Arquitectos - Mais Imagens+ 18

La Calera, Argentina
  • Arquitetos: Abdenur Arquitectos; Abdenur Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  415
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hafele, InterAlumina, Sbacco, Tangente Group + Electroalem
  • Interiores: Josefina Díaz
  • Fornecedores: Interalumina, Mateucci Puertas, ProGarden, Tangente Group
  • Autores: Abdenur Pablo, Abdenur Juan Pablo, Ferreyra Facundo, Castagneris Agustin
  • Cidade: La Calera
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência em La Cuesta é um exemplar de arquitetura assentada sobre um terreno em desnível localizado em La Calera, Província de Córdoba. Construída a partir de um sistema tradicional, a casa oferece espaços de privacidade e tranquilidade, assim como espaços de encontro e reunião. O objetivo do projeto foi encontrar o equilíbrio entre esta dualidade.

Corte A
© Gonzalo Viramonte

A entrada à casa se dá através de um hall a meio nível onde, no pavimento superior, encontra-se a área privada distribuída em três dormitórios, o principal, que tem a cidade como plano de fundo separado dele através de uma sequência de janelas ao longo de todo o espaço, com seu banheiro em suíte e seu closet; do outro lado do corredor estão os outros dormitórios que se voltam para a frente da casa, coincidindo com o nível de passagem de pedestres do lado externo.

© Gonzalo Viramonte
Planta - Térreo

Através de um filtro vertical gerado por um revestimento metálico, se conforma a fachada da residência, austera e simples, marcando ritmo, homogeneidade e, principalmente, permeabilidade. No térreo encontra-se a área a social, os espaços estão dispostos de forma que a conexão com o exterior e as visuais estejam sempre presentes, onde a transição é sutil e a fluidez é visualmente perceptível. Neste pavimento, os espaços vão mudando sua condição de privacidade paulatinamente, começando em um pátio inglês íntimo, atravessando as áreas sociais e galeria, chegando a um perfil urbano com limite distante.

© Gonzalo Viramonte

Separado do estar e da cozinha por uma pele envidraçada, aparece o pátio inglês com um aconchegante espaço de fogo que funciona como área de contenção, onde se cria uma atmosfera de intimidade e serenidade. Seus limites se conformam por visuais para o interior da residência e duas grandes paredes escalonadas revestidas com materiais diferentes. Para alcançar uma atmosfera de aconchego, o piso foi revestido em madeira (guayubira) que, em conjunto com a vegetação, acentua e busca resgatar a conexão com a natureza.

© Gonzalo Viramonte

Os espaços que sucedem o pátio são a sala de jantar, sala de estar e a cozinha, a qual, na busca pela transcendência do habitar cotidiano, prolonga sua mesa em um bar suspenso de mármore black cosmic com capacidade para 8 pessoas. Finamente, como conexão com a paisagem distante e com o uso puramente social, se encontra a galera externa equipada com churrasqueira, mesa para refeições e uma área de estar ao ar livre vinculada com o solário e a piscina, a qual pode ser acessada sem a necessidade de entrar na casa. Por meio de uma transição gradual de espaços, as entradas diferenciadas e os filtros permeáveis, a residência consegue fazer com que os espaços de intimidade e os de reunião convivam em completa harmonia.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em La Cuesta / Abdenur Arquitectos" [Casa en La Cuesta / Abdenur Arquitectos] 12 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897824/casa-em-la-cuesta-abdenur-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.