Os Mirantes / Andrés Alonso Arquitecto

Os Mirantes / Andrés Alonso Arquitecto - Mais Imagens+ 31

  • Arquitetos: Andrés Alonso Arquitecto; Andrés Alonso Arquitecto
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  467
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Gonzalo Viramonte
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alumen, Cicco, Deplanos, Hierros, La ferretera
© Gonzalo Viramonte

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esse é um complexo de quatro moradias de uso temporário, implantado em um terreno de 2.368 m², com grande inclinação, na área mais elevada da cidade de Villa Allende, Córdoba.

© Gonzalo Viramonte

Ao possuir um usuário definido, pensou-se no homem e na mulher de um mundo globalizado, no qual, se tem perdido a singularidade que caracteriza cada região, o que confere identidade e a partir da qual o homem é constituído. 

© Gonzalo Viramonte

Desde este paradigma, essa obra procura recuperar o espírito da arquitetura como arte, uma arquitetura que vai mais além de resolver as necessidades básicas do homem pensado como um objeto estereotipado. 

© Gonzalo Viramonte

O projeto procura, em um mundo vertiginoso, a simplicidade que propicie a calma, o repouso necessário antecedente à pergunta que questiona as convenções estabelecidas, dando lugar a uma resposta singular do sujeito atravessado pelo discurso da época. Uma pergunta que é respondida na contemplação do vazio, como única maneira de reconhecer o desejo real que deveria ser a causa de toda a existência. 

© Gonzalo Viramonte

Um dispositivo que utiliza o mesmo princípio de observância que o panóptico mas que, dessa vez, a serviço da singularidade do sujeito que o habita. 

© Gonzalo Viramonte

A arquitetura como arte, como símbolo de progresso, que contribua com a transformação do homem, de objeto observado a sujeito observador, da causa e seu sintoma e do sintoma da sua época é a ideia que sustenta essa obra. 

© Gonzalo Viramonte
Planta tipo
© Gonzalo Viramonte

Dessa reflexão, surge um edifício de 450 m2 com uma base semi-enterrada contínua, a qual abriga os dormitórios, revestida em tijolo, retomando a tradição da região como fundamento da nossa identidade. Sobre ela, apoia-se a zona diurna, materializada por quatro prismas retangulares brancos e puros das mesmas proporções que a base, mas rotacionados sobre o núcleo de serviços, projetando-se ao horizonte para focar no leste.

© Gonzalo Viramonte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Calle Incahuasi 1718, Villa Allende, Córdoba, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Os Mirantes / Andrés Alonso Arquitecto" [Los Miradores / Andrés Alonso Arquitecto] 09 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897816/os-mirantes-andres-alonso-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.