Apartamento P.R. / pianca+urano

Apartamento P.R. / pianca+urano - Janela, Cadeira, Corrimão, DormitórioApartamento P.R. / pianca+urano - Prateleira, Mesa, Janela, CadeiraApartamento P.R. / pianca+urano - Bancada, Cozinha, PiaApartamento P.R. / pianca+urano - BancadaApartamento P.R. / pianca+urano - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: pianca+urano; pianca+urano
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Manuel Sá
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Casa Franceza, Colormix, Decas, Mekal
Apartamento P.R. / pianca+urano - Mesa, Janela, Cadeira
© Manuel Sá

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de arquitetura e mobiliário para reforma de apartamento no edifício Eiffel, projeto de Oscar Niemeyer e Carlos Lemos inaugurado em 1956, na zona central da cidade de São Paulo. O apartamento reformado encontrava-se bastante descaracterizado materialmente, mantendo como elementos originais apenas o taco na áreas íntimas e o granilite da escada interna.

Apartamento P.R. / pianca+urano - Mesa
© Manuel Sá
Plantas Propostas
Apartamento P.R. / pianca+urano - Cama, Cadeira, Dormitório
© Manuel Sá

No entanto, o imóvel ainda preservava a distribuição funcional da unidade-tipo do projeto original, onde uma das bandas do pavimento de acesso ficava totalmente destinado aos programas de serviço e cozinha – praticamente anulando a presença do característicos elementos vazados no interior do apartamento, além de reduzir a cozinha a um cômodo estritamente funcional.

Apartamento P.R. / pianca+urano - Bancada
© Manuel Sá

A fim de tornar a cozinha um local mais agradável, amplo e iluminado, a proposta leva a área de serviço para o pavimento inferior, extendendo a cota de nível do sanitário geral. Com essa operação, também torna mais simples e dinâmica a relação entre rouparia e lavanderia.

Apartamento P.R. / pianca+urano - Imagem 10 de 17
© Manuel Sá

Em diálogo com o granilite existente da escada, tanto a sala como cozinha recebem esse tipo de tipo, com sutil diferença de tonalidade do trecho pré-existente – mantendo distinguilidade entre estes elementos. Nos dormitórios foi recuperado os tacos de madeira. Tirando proveito da reforma destinar-se para uma pessoa ou um casal, deixou-se o pavimento inferior sem portas entre escritório, dormitório e área de serviço.

Apartamento P.R. / pianca+urano - Prateleira, Mesa, Janela, Cadeira
© Manuel Sá

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:República, São Paulo - SP, 01045-001, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento P.R. / pianca+urano" 11 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897590/apartamento-pr-pianca-plus-urano> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.