Residência Familiar e Estúdio / holiš+šochová architekti

Residência Familiar e Estúdio / holiš+šochová architekti - Mais Imagens+ 22

  • Arquitetos: holiš+šochová architekti; holiš+šochová architekti
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  103
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tomáš Rasl
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Granit offcuts, Janošík, KVK, Krespo, Locksmithery Prosek, Made a mano, Omega 99, Vanecek carpentery
  • Paisagismo: Magdaléna Myšková Kaščáková
  • Arquitetos Responsáveis: Hynek Holiš, Šárka Holišová Šochová
  • Cidade: Benešov
Mais informaçõesMenos informações
© Tomáš Rasl

Descrição enviada pela equipe de projeto. Sempre foi um sonho construir nossa própria casa em um lote vago no tecido urbano. Depois de anos de busca pela cidade de Benešov, nós encontramos um cartaz de a venda atrás da janela de uma casa, a cinco minutos da praça principal, em um dos poucos bairros da cidade que não foi sofreu intervenções das reformas urbanísticas do governo socialista. Uma pequena casa, que seria demolida,  um porão de pedra com uma abóbada de tijolo e um pequeno jardim, o qual somado aos outros jardins da vizinhança, dava a ilusão de um grande pomar. O que mais nós poderíamos desejar? 

© Tomáš Rasl

O conceito do projeto surgiu depois que visitamos o lote pela primeira vez. O estúdio/casa de hóspedes, algumas áreas técnicas da casa e a garagem foram organizadas no piso térreo. A parte de estar principal fica logo acima, e incluí uma sala de estar com pé-direito alto, uma cozinha com planta livre e uma sala de jantar  diretamente conectada ao jardim. O pavimento superior abriga áreas mais privativas, como os dois quartos e um banheiro. 

© Tomáš Rasl

A rua é ocupada por casas com fachadas diferentes, o que nos levou a quebrar a linearidade das construções vizinhas e recuar a casa, deixando um espaço maior da rua até a área de estar e o pátio, o qual fornece uma entrada mais intimista ao projeto.  A altura do volume é alinhada com o entorno, criando harmonia e amenizando o contraste da ruptura da fachada. 

Corte 6

As paredes foram construídas com blocos Durisol e as lajes foram concretadas in-loco. Nós queríamos preservar alguns tijolos da casa demolida, e utilizá-los a vista em paredes internas e sem isolamento térmico, trazendo textura e imperfeição para esses planos. Com a demolição, porém, só tivemos tijolos suficientes para construir no piso térreo, e portanto, nos outros, tivemos que usar tijolos novos. 

© Tomáš Rasl

O aquecedor a gás está convenientemente posicionado no primeiro pavimento, na sala de máquinas que está separada da cozinha por uma divisão de marcenaria. Esta localização do aquecedor diminui o sistema de água quente que circula para aquecer a casa. Esta mesma sala também contém a despensa e a máquina de lavar e secar roupa, o que economiza um espaço valioso.

© Tomáš Rasl

Todos os acabamentos internos são de pedra tipo terrazzo ou carpete, e as paredes são com massa e pintura ou tijolos a vista, enquanto que os elementos de madeira são de madeira de larício. Os caixilhos no térreo são de alumínio, enquanto que algumas áreas de estar são de madeira. As paredes externas foram revestidas com estuque, o térreo tem blocos de concreto pintados de preto e tijolos a vista, enquanto o portão de entrada é também pintado de preto. Na aproximação da casa há duas escadas de granito, que dão em dois pátios em níveis diferentes, cada um acabado com uma combinação de sobras de granito e blocos de granito sólidos trabalhados.

Corte 5

Uma parte inseparável do projeto é o espaço externo. Há uma vista agradável do estúdio para o pátio de entrada que é sombreado por uma árvore de alfarroba espinhosa. Uma hortênsia azul foi plantada no pátio dos fundos. O jardim é dividido em três seções consecutivas. A primeira foi preenchida com plantas decorativas como lavanda, cereja prunus, perenes e ervas de cozinha. A caixa do meio, a seção de relaxamento, apresenta uma fogueira artificial e um Arbusto Amelanchier. A última seção é de plantas frutíferas com morangos e outras frutas vermelhas, maças, cerejas e etc. 

© Tomáš Rasl

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Familiar e Estúdio / holiš+šochová architekti" [Family House with Studio / holiš+šochová architekti] 13 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897579/residencia-familiar-e-estudio-holis-plus-sochova-architekti> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.