Universidade Anhembi Morumbi | Campus Piracicaba / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura

Universidade Anhembi Morumbi | Campus Piracicaba / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura

© Fran Parente© Fran Parente© Fran Parente© Fran Parente+ 19

Piracicamirim, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  9300
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo Fotografias:  Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Udinese, Deca, Alquali, ISOCOR, Isover, Nexti, Protendit, Raktec, Solepoxi
  • Cliente:V2 Investimentos
  • Locatário:Laureate International Universities, Universidade Anhembi Morumbi
  • Construtora:Sobrosa Construtora, São Paulo
  • Engenharia Hidráulica:GRS, Piracicaba
  • Engenharia Elétrica:Scavone, Piracicaba
  • Engenharia Estrutural E Fornecimento De Concreto Pré Fabricado:Protendit, São José do Rio Preto
  • Consultoria Imobiliária:BRC Group, São Paulo
  • Colaboradores:UrbSP Arquitetura e Urbanismo, São Paulo
Mais informaçõesMenos informações
© Fran Parente
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2016 fomos contratados para desenvolver um novo conceito de identidade arquitetônica para a construção das Faculdades de Medicina da Universidade Anhembi Morumbi, uma em São José dos Campos-SP e outra em Piracicaba-SP.

© Fran Parente
© Fran Parente

Os edifícios irmãos nascem incorporando conceitos de sustentabilidade e flexibilidade a partir de uma arquitetura de presença forte e ao mesmo tempo permeável, representando o caráter da instituição. A adaptabilidade do conceito de projeto garantiu que cada edifício se adequasse perfeitamente as particularidades de clima e entorno de seus distintos locais de implantação, sem que perdessem a unidade estética que marca essa nova fase na expansão das unidades de ensino da Universidade Anhembi Morumbi.

© Fran Parente
© Fran Parente
Planta - Térreo
Planta - Térreo
© Fran Parente
© Fran Parente
Planta - 1° Pavimento
Planta - 1° Pavimento
© Fran Parente
© Fran Parente

O prédio ocupa um terreno situado em um eixo urbano expandido secundário, na parte sul da cidade. Por meio da otimização das características topográficas da área e da geometria harmoniosa das fachadas, o projeto se torna um ponto de referência na paisagem. O edifício se abre visualmente para a cidade de maneira assertiva, concedendo à Universidade uma posição marcante no panorama arquitetônico.

© Fran Parente
© Fran Parente

O edifício de Piracicaba, diferentemente da unidade projetada em São José dos Campos, organiza  o programa de forma horizontal, através de um pavilhão de dois pavimentos com um grande vazio central por onde a luz do sol, de forma indireta, penetra todo o saguão.

© Fran Parente
© Fran Parente

A intensa radiação solar típica da localidade é amenizada por um sistema de pilares que atende a necessidade específica de sombreamento em cada fachada. A regularidade dessa estrutura combinada ao sombreamento por ela realizado, permitiu a criação de grandes aberturas de piso ao teto. Todo o sistema estrutura foi concebido, neste caso, em sistema pré-fabricado, por conta da rapidez e a precisão da obra, uma vez que os prazos de construção eram bastante exíguos.    

© Fran Parente
© Fran Parente

O amplo uso de vidro nas fachadas traz transparência e estabelece conexão com a cidade e sua arquitetura. Além disso, o piso de resina na cor caramelo reflete confortável e abundantemente luz natural no grande vão central e em toda a circulação dos edifícios. A ventilação e iluminação natural é garantida através de um sistema composto por um pergolado de madeira, com uma cobertura translúcida deslocada das lajes de concreto, que atuam como brises e permitem a troca de ar.

Detalhe Fachada
Detalhe Fachada

O programa apresenta salas de aula, laboratórios de simulação, laboratório para atividades práticas de fisioterapia, uma biblioteca, áreas administrativas e espaço para cafeteria. Todas as atividades educacionais acontecerão em salas locadas ao longo das fachadas, beneficiando-se da luz natural dos planos de vidro, tendo seus acessos orientados para o grande vão central, onde se concentra o núcleo social nos dois edifícios, um generoso espaço para encontros e trocas de conhecimento e experiências.   

© Fran Parente
© Fran Parente

A sustentabilidade desempenha um papel central nas decisões de projeto dos campus, que utilizam um sistema inovador de gerenciamento de energia para o controle térmico, evitando assim o uso excessivo de ar-condicionado e aumentando a eficiência do sistema de ventilação natural criado na cobertura. O uso da tecnologia e do software BIM foi também de grande importância para todo o processo projetual dos dois edifícios: cada fachada foi desenhada seguindo estudos específicos de conforto térmico, resultando em amplas varandas de proteção nas fachadas sul e norte, e em uma densa grelha de brises verticais para as fachadas leste e oeste.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Rio das Pedras, 1600 - Piracicamirim, Piracicaba - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Universidade Anhembi Morumbi | Campus Piracicaba / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura" 09 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897565/universidade-anhembi-morumbi-campus-piracicaba-kaan-architecten-plus-urbsp-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.