Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura

Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura

Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - CorrimãoUniversidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - Imagem 3 de 26Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - FlorestaUniversidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - JanelaUniversidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - Mais Imagens+ 21

Jardim Oswaldo Cruz, Brasil
  • Arquitetos: KAAN Architecten, URBsp Arquitetura; KAAN Architecten, URBsp Arquitetura
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Fran Parente
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alquali, Deca, ISOCOR, Isover, Nexti, Protendit, Raktec, Solepoxi, Udinese
  • Autores: Kees Kaan, Vincent Panhuysen, Dikkie Scipio, Renata Gilio
  • Equipe: Marco (Peixe) D'Elia, Paolo Faleschini, Cristina Gonzalo Cuairán, Mariana Mariano, Ricardo Marmorato, Laís Oliveira Xavier
  • Construtora: R & G Incorporadora Ltda, São José dos Campos
  • Estrutura E Engenharia Hidráulica: Fortec Engenharia, São José dos Campos
  • Iluminação E Engenharia Elétrica: Eletrotécnica Volt Ltda, São José dos Campos
  • Consultoria Imobiliária: BRC Group, São Paulo
  • Cidade: Jardim Oswaldo Cruz
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - Floresta
© Fran Parente

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para o edifício da Faculdade de Medicina de São José dos Campus, buscamos o mesmo objetivo adotado para a unidade de Piracicaba: criar uma identidade elegante e marcante para os campi a Universidade Anhembi Morumbi. Isso foi possível graças ao ritmo e a unidade adotados nas fachadas. Além disso, ambos os edifícios contam com uma generosa área comum central, espaço que promove interação social e atende às características peculiares do clima quente dessas regiões, já que permite maior circulação de ar natural.

Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - Urbano
© Fran Parente

O campus São José dos Campos está localizado nas proximidades do cruzamento entre as principais rodovias de acesso ao Município e foi construído em um terreno elevado, ganhando destaque e, ao mesmo tempo, isolamento na paisagem da cidade, condições ideais para tornar-se um novo ponto de referência no denso tecido urbano. Por meio da otimização das características topográficas da área e da geometria harmoniosa das fachadas, O projeto se constitui em ponto de referência na paisagem. O edifício se abre visualmente para a cidade de maneira assertiva, concedendo à Universidade uma posição marcante no contexto urbano.

Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - Urbano
© Fran Parente

O prédio tem uma estrutura compacta, com um programa dividido em três pavimentos, totalizando 5.300m² construídos, que são organizados em duas alas, norte e sul separadas por um grande átrio central;

Planta - Térreo

A intensa radiação solar típica da localidade é amenizada por um sistema de pilares que atende a necessidade específica de sombreamento em cada fachada. A escolha de um sistema estrutural regular permitiu à KAAN Architecten o envidraçamento livre de fachadas entre as finas lajes de concreto e as vigas da cobertura, no edifício moldado cujo concreto é moldado in loco, confiando na experiência da força de trabalho local.

Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - Janela, Fachada
© Fran Parente

O amplo uso de vidro nas fachadas traz transparência e estabelece conexão com a cidade e sua arquitetura. Além disso, o piso de resina na cor caramelo reflete confortável e abundantemente luz natural no grande vão central e em toda a circulação dos edifícios. A ventilação e iluminação natural é garantida através de um sistema composto por um pergolado de madeira, com uma cobertura translúcida deslocada das lajes de concreto, que atuam como brises e permitem a troca de ar.

Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - Imagem 3 de 26
© Fran Parente

O programa apresenta salas de aula, laboratórios de simulação, laboratório para atividades práticas de fisioterapia, uma biblioteca, áreas administrativas e espaço para cafeteria. Todas as atividades educacionais acontecerão em salas locadas ao longo das fachadas, beneficiando-se da luz natural dos planos de vidro, tendo seus acessos orientados para o grande vão central, onde se concentra o núcleo social nos dois edifícios, um generoso espaço para encontros e trocas de conhecimento e experiências.   

Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - Janela
© Fran Parente

Após uma cuidadosa análise das possibilidades estruturais, foi adotado para o edifício de São José dos Campos um sistema de lajes nervuradas. Essas escolhas permitiram, a execução de grandes vãos livres e uma modularidade significativa do espaço com base em uma grelha rígida de 1,50m x 1,50m. Além disso, o estudo de insolação realizado teve como resultado a criação de pilares dispostos em modulação específica para cada fachada que resultou no sombreamento que permitiu a execução de grandes caixilhos, do piso à cobertura, assegurando a entrada de luz natural em todas as salas de aula e laboratórios, criando um jogo de luz e sombra gerado pelos elementos verticais de concreto.

Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - Corrimão
© Fran Parente
Planta - 2° Pavimento

A sustentabilidade desempenha um papel central nas decisões de projeto dos campus, que utilizam um sistema inovador de gerenciamento de energia para o controle térmico, evitando assim o uso excessivo de ar-condicionado e aumentando a eficiência do sistema de ventilação natural criado na cobertura. O uso da tecnologia e do software BIM foi também de grande importância para todo o processo projetual dos dois edifícios: cada fachada foi desenhada seguindo estudos específicos de conforto térmico, resultando em amplas varandas de proteção nas fachadas sul e norte, e em uma densa grelha de brises verticais para as fachadas leste e oeste.   

Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura - Fachada
© Fran Parente

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Dep. Benedito Matarazzo, 9009 - Jardim Oswaldo Cruz, São José dos Campos - SP, 12216-550, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Universidade Anhembi Morumbi | Câmpus São José dos Campos / KAAN Architecten + URBsp Arquitetura" 13 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897550/universidade-anhembi-morumbi-campus-sao-jose-dos-campos-kaan-architecten-plus-urbsp-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.