Casa Clara / Paz Arquitectura

Casa Clara / Paz Arquitectura - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: Paz Arquitectura; Paz Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  730
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrés Asturias
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cemex, Interceramic
  • Construção: MetalcoConstrucciones
  • Desenho Estrutural: Chacón y Asociados Constructores
  • Arquiteto: Alejandro Paz
  • País: Guatemala
Mais informaçõesMenos informações
© Andrés Asturias

Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa Clara é uma residência unifamiliar localizada em Tapachula, ao sul do México. A região onde a casa se localiza recebe grandes fluxos de chuva, pelo clima quente e pelos altos níveis de umidade. Apesar da necessidade de ter espaços fechados para a convivência, o propósito do projeto se concentra em gerar aberturas suficientes para dissipar os limites entre interior e exterior com o objetivo de incitar os proprietários a aproveitarem as vantagens do clima, da vegetação e da vida exterior. Por isso, os ambientes principais estão enfocados em uma pérgola e podem se abrir para poder unificar todos os espaços e sua funcionalidade.

© Andrés Asturias
Cortes 01

Para gerar ambientes confortáveis, o volume da casa consta de corpos com aparência sólida, dos quais surgem balanços de grandes proporções, os quais se sobrepõem entre si, flutuando em relação às paredes próprias dos ambientes, e sua textura de concreto aparente com a marca das fôrmas de madeira fazem com que as vigas que conformam os balanços pareçam livres e orgânicas. Estes balanços fornecem conforto e sombra a toda a casa. A materialidade e as proporções de seus elementos se replicam no interior, o que também dilui a percepção interior/exterior.

© Andrés Asturias

Os balanços, por sua vez, demarcam, se sobrepõem e convivem com a vegetação de modo que a arquitetura abraça a fertilidade da terra e da vegetação, sensação que se levou para dentro por meio da introdução de vegetação nos ambientes internos.

© Andrés Asturias

No primeiro pavimento se localiza a área social e de convivência entre a família e seus convidados. No segundo pavimento está a área privada. No entanto, os materiais e todas as características anteriormente descritas foram replicadas nos dormitórios e banheiros. No centro da casa, embaixo de um dos grandes balanços, localiza-se uma piscina que fornece frescor e movimento para a composição.

Plantas

O material principal da casa é o concreto aparente, que não busca apenas ligar o desenho à natureza própria e fiel à matéria prima, mas também permitir gerar diversas texturas que contêm ideias ligadas ao conceito da casa: o concreto aparente foi utilizado com fôrmas de madeira rústica de forma vertical para toda a estrutura da casa e seus balanços. As vigas medem um metro de altura e a madeira da fôrma foi disposta de forma vertical para dar muita textura e um ritmo linear evidente.

© Andrés Asturias

As paredes de concreto aparente da casa se fundiram utilizando troncos roliços próprios da região costeira do México com o objetivo de alcançar uma textura com formas convexas que romperam com a luz e a sombra da planície das superfícies. Outros materiais utilizados foram madeira, pedra local e muito vidro para enfatizar a relação com o exterior.

© Andrés Asturias

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Clara / Paz Arquitectura" [Casa Clara / Paz Arquitectura] 04 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897453/casa-clara-paz-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.