Casas SP / S-AR + Marisol González

© Ana Cecilia Garza Villarreal + Marisol González

Casas SP / S-AR + Marisol González - Mais Imagens+ 27

San Pedro Garza García, México
  • Arquitetos Responsáveis: César Guerrero, Ana Cecilia Garza, Marisol González
  • Programa: Conjunto de viviendas urbanas unifamiliares
  • Cliente: Privado
  • Materiais: Bloco de concreto, tijolo estrutural, vigas de aço, madeira, alumínio e vidro
  • Sistema Construtivo: Paredes de bloco de concreto e tijolo reforçado. Lajes leves. Serralheria e revestimentos de metal
  • Cidade: San Pedro Garza García
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em um pequeno conjunto de três casas localizadas em uma área suburbana de Monterrey, no Município de San Pedro Garza García, distribuídas em terrenos de aproximadamente 150 m2 de superfície e com uma única frente para a rua. A área construída para cada casa é de aproximadamente 280 m2 com pequenas variações entre elas.

Plantas

O programa se divide em três pavimentos e uma distribuição de núcleos espaciais. O primeiro núcleo, maior, se reflete no corpo principal das casas, volumes que sobressaem apoiados em uma viga metálica e são ordenados sucessivamente com relação à fachada urbana do conjunto, preenchendo quase todo o comprimento do terreno, com excessão do térreo. Este núcleo contém os espaços principais das casas, assim como serviços para dos dormitórios, cozinha e lavanderia.

© Ana Cecilia Garza Villarreal + Marisol González

O segundo núcleo, menor, corresponde às circulações das casas (corredor e escadas), closets com armários, e, no primeiro pavimento, também aos dormitórios de serviço, independentes a cada casa, e a serviços gerais. Este núcleo serve como espaço de contenção entre uma casa e a outra.

© Ana Cecilia Garza Villarreal + Marisol González

Desta forma, em cada casa o programa se divide, deixando o primeiro pavimento para o programa público e social da residência: cozinha, sala de jantar, sala de estar e pátio; o que ocupa 2/3 do fundo do terreno, localizado atrás da área de estacionamentos.

Axonométrica
Maquete
Axonométrica

No segundo pavimento está o dormitório principal, na frente do lote, e a sala de estar ao fundo do mesmo, separados entre si por serviços e a lavanderia. Este núcleo de serviços, assim como as circulações, se repetem no terceiro pavimento onde estão dois dormitórios secundários.

© Ana Cecilia Garza Villarreal + Marisol González

Mesmo quando os lotes são pequenos, as casas propõem espaços abertos e visualmente conectados entre si, com seus limites próximos através de diversos tipos de abertura de piso a teto nas paredes, favorecendo a iluminação e ventilação naturais na maioria dos espaços.

Cortes 04

Apesar de partir de um mesmo sistema, cada casa conserva certa autonomia espacial, material e de linguagem, gerando uma identidade própria dentro do conjunto. Materiais em tons brancos, cinzas e pretos são utilizados na maior parte das superfícies, com detalhes em madeira e serralheria em cor preta.

© Ana Cecilia Garza Villarreal + Marisol González

O conjunto é uma sequência de caixas abstratas que se descompõem segundo o material escolhido para construir o volume ou seu revestimento, seja tijolo branco, painéis ondulados ou treliças metálicas. 

© Ana Cecilia Garza Villarreal + Marisol González

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casas SP / S-AR + Marisol González" [Casas SP / S-AR + Marisol González] 11 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897450/casas-sp-s-ar-plus-marisol-gonzalez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.