Edifício Residencial em Bucareste / Melon Design Studio

Edifício Residencial em Bucareste / Melon Design Studio - Mais Imagens+ 16

București, Romênia
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  750
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Cosmin Dragomir
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Bauder, Knauf, Reynaers Aluminium, SSAB, Saint-Gobain, Wienerberger
  • Equipe: Catalina Comanariu, Alina Strugaru
  • Estrutura : Popp & Asociatii
  • Engenharia: VDB Dynasty
  • Arquitetos Responsáveis: George Postelnicu, Oana Postelnicu
  • Cidade: București
  • País: Romênia
Mais informaçõesMenos informações
© Cosmin Dragomir

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno, próximo ao Palácio Cotroceni, esta localizado em uma rua tranquila com casas antigas e árvores altas com perfume de limão e madressilva . Ele tem costas, ao sul, para as árvores altas do parque que revelam a silhueta da Academia Militar. O projeto tem como objetivo abordar questões importantes, como a compensação, em pequena escala, do aumento de áreas verdes em Bucareste e também a relação entre o espaço interior (privativo) e exterior (coletivo).

© Cosmin Dragomir

Tentamos manter o edifício tipologicamente e morfologicamente verdadeiro ao seu entorno, um bairro residencial caracterizado por pequenas ruas com lotes esguios. O conceito principal do projeto era criar uma casa viva, oferecendo sensações visuais, táteis e olfatórias a partir de jardins, terraços, árvores dispostas estrategicamente e treliças que servem como apoio para plantas trepadeiras. Além de servir como incentivos sensitivos, essa vegetação também forma uma estrutura biológica, atuando como uma camada que auxilia no conforto térmico. 

Fachada Norte - Corte da Rua

A transposição do espaço externo/público para o espaço interno/privado é uma característica primordial do projeto. Para isso, os terraços são colocados como elementos que mediam e articulam a interação entre espaços coletivos e privativos. O edifício reflete a vida interna, também dependendo de como os materiais externos irão envelhecer e como as plantas vão crescer com o passar dos anos. A arquitetura contém promessas e incertezas.  

© Cosmin Dragomir

Os materiais utilizados no projeto fazem o conceito virar arquitetura. O uso de materiais se tornou uma expressão sincera que não esconde imperfeições e expõem a verdade sobre os estágios de construção usando concreto a vista, soldaduras, conjunto de metais e vidro.  O resultado é um contraste de materiais somado a um jogo de luz e sombra que depende da época do ano e da hora do dia. 

© Cosmin Dragomir

A madeira é utilizada como um material vivo, que tem uma sensitividade especial, propriedades tácteis, capaz de "atrair" e induzir um estado particular. A localidade deste material foi escolhida para permitir proximidade e o toque, de forma que a fachada nos terraços contém elementos verticais feitos de madeira tratada com óleo.  A madeira contribuí para o aspecto geral da casa, porém só é acessada diretamente a curta distância. O forro de madeira é outro aspecto visível da rua e bastante agradáveis nos terraços. São emoldurados por elementos metálicos escuros, e instalados cuidadosamente com  juntas em paredes, tetos e decks, permitindo a ventilação e mudanças de dimensão devido a variações de umidade e temperatura.

© Cosmin Dragomir

O edifício com quatro pavimentos tem um apartamento por andar e um porão com um pátio inglês. Foi construído sobre um antigo edifício sem valor arquitetônico ou histórico, e com problemas sérios estruturais. O terreno apresentou desafios, com 3 nascentes descobertas durante a obra, o que resultou em operações de desmontagem controladas e consolidação e impermeabilização do invólucro. Do começo ao fim, em um ano de obra, a construção foi supervisionada em todas as fases pelos arquitetos responsáveis pelo projeto. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Strada Atanasie Demostene 27, București, Romênia

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial em Bucareste / Melon Design Studio" [Residential Building in Bucharest / Melon Design Studio] 03 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897430/edificio-residencial-em-bucareste-melon-design-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.