O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Espacio EMA
  6. 2017
  7. Casa ao redor de um Pinheiro / Espacio EMA

Casa ao redor de um Pinheiro / Espacio EMA

  • 21:00 - 1 Julho, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
Casa ao redor de um Pinheiro / Espacio EMA
Casa ao redor de um Pinheiro / Espacio EMA, © Patricia Hernandez
© Patricia Hernandez

© Patricia Hernandez © Patricia Hernandez © Patricia Hernandez © Patricia Hernandez + 13

  • Arquitetos

  • Localização

    Mazamitla, México
  • Arquitetos Responsáveis

    Carlos M. Hernandez, Alessandra Cireddu
  • Construção

    Carlos Hernandez Bonilla
  • Área

    135.0 m2
  • Ano do Projeto

    2017
  • Fotografias

© Patricia Hernandez
© Patricia Hernandez

Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência está localizada na Sierra de Mazamitla, a 120 km da cidade de Guadalajara, em um terreno estreito e alongado, com um declive considerável, cuja particularidade é um pinheiro de meia-idade como elemento principal. O projeto nasceu do respeito pela árvore como parte articuladora da casa.

© Patricia Hernandez
© Patricia Hernandez

Uma residência linear introvertida de 6 metros de largura por 20 metros de comprimento que se fecha para a rua e seus vizinhos adjacentes, mas que se abre completamente para a paisagem por meio de um terraço em balanço. Aproveitando os elementos naturais do local, existem paredes de pedra que confinam o projeto e dão as boas-vidas desde a rua. A entrada principal é uma porta de madeira maciça de 2 metros de largura por 3 metros de altura que ocupa as mesmas dimensões espaciais do vácuo gerado pelo pinheiro enquadrando-o quando aberta.

Planta
Planta
Corte A
Corte A
© Patricia Hernandez
© Patricia Hernandez

O telhado é feito em duas águas evocando a geometria das casas tradicionais da região, gerando um vácuo e uma fragmentação para conter o pinheiro. A partir da divisão espacial gerada pela localização natural da árvore, a casa é dividida em duas áreas, uma em direção ao leste onde a sala principal com banheiro e vestiário está localizada separada do resto da casa, e outra em direção ao oeste onde estão localizadas as áreas públicas, duas salas e um volume contendo as áreas úmidas (lavanderia, lavabo e banheiro completo) que rompe com a linearidade contínua do projeto tanto dentro como fora.

Corte B
Corte B
© Patricia Hernandez
© Patricia Hernandez

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa ao redor de um Pinheiro / Espacio EMA" [Casa alrededor de un pino / Espacio EMA] 01 Jul 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897363/casa-ao-redor-de-um-pinheiro-espacio-ema> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.