O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Igreja
  4. Portugal
  5. Hugo Correia
  6. 2016
  7. Igreja S. Tiago de Antas / Hugo Correia

Igreja S. Tiago de Antas / Hugo Correia

  • 09:00 - 29 Junho, 2018
Igreja S. Tiago de Antas / Hugo Correia
Igreja S. Tiago de Antas / Hugo Correia, © João Morgado
© João Morgado

© João Morgado © João Morgado © João Morgado © João Morgado + 63

© João Morgado
© João Morgado

Descrição enviada pela equipe de projeto. A igreja de S. Tiago de Antas, está construída num local privilegiado com vistas sobre a paisagem natural e o centro da cidade local. O espaço integra-se lado a lado e de forma harmoniosa com o passado, o que lhe imprime um carácter distinto e de referência para a comunidade, especialmente para todos os que cultivam a fé.  

© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado
© João Morgado

Para a elaboração da proposta procedeu-se ao estudo da localização dos espaços e da integração do edifício no local de intervenção. Não se limitou ao estudo de uma simples implantação organizada no campo mas também um estudo intenso da história e das actividades religiosas associadas ao lugar.

© João Morgado
© João Morgado

A implantação funciona como um elemento aglutinador dos espaços existentes na envolvente, como a igreja românica (classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1958), a casa mortuária e o cemitério. A planta da igreja é simples, sem monumentalidade assinalável, e a volumetria foi estudada com o objectivo de não causar impacto visual na paisagem.

Planta - Térreo
Planta - Térreo

O volume desenvolve-se em dois pisos, separando de forma clara o espaço sagrado e os demais espaços para funções culturais e de formação para crianças e jovens. No piso principal, o piso 0, desenvolve-se o espaço destinado às celebrações, com capacidade para mais de 500 pessoas. Nas costas do altar estão localizados todos os pontos relativos ao pároco e ao sacristão.  No piso inferior, piso -1, estão localizados 5 espaços destinados à catequese, sendo que um deles tem capacidade para acomodar cerca de 200 pessoas, podendo ser utlizado para espectáculos ou palestras.

© João Morgado
© João Morgado

O projecto incorpora uma vasta carga simbólica, uma vez que, estão presentes vários elementos litúrgicos de forma a criar uma narrativa. A forma elíptica da igreja surge a partir do cálice e cruz de paixão, e os anéis que contornam o templo simbolizam a coroa de espinhos, instrumento de tortura utilizado pelos romanos durante a crucificação de Jesus.

© João Morgado
© João Morgado

No chão, de madeira, percorrem duas linhas em mármore que ligam o exterior do edifício ao altar. Uma das linhas representa o rio Jordão, local de baptismos de cristo, que liga o exterior da igreja à pia baptismal e depois ao retábulo mor. A outra representa o sangue vindo da espada de S. Tiago, e liga desde o exterior até ao púlpito onde são feitas as leituras dos textos sagrados.

© João Morgado
© João Morgado

O volume materializa a sua forma através das paredes exteriores em betão praticamente sem aberturas, que lhe incorpora uma imagem misteriosa e austera, apesar dos arcos suspensos que a compõem. Por outro lado, as paredes interiores brancas da nave são iluminadas por uma luz difusa, criada por clarabóias ocultas que transmitem ao local uma atmosfera serena e poética que evoca à oração e à reflexão. A iluminação desempenha um papel importante na intervenção. Durante a noite existe um cuidadoso e articulado efeito luminoso, tanto no interior como no exterior, que foi trabalhado com o objectivo de enfatizar a igreja.  

© João Morgado
© João Morgado

No interior, os únicos ornamentos presentes estão no retábulo do altar, este é constituído por dois painéis que foram construídos em cerâmica e decorados com folhas de ouro e prata, com imagens de S. Tiago e de Nossa Senhora da Conceição. O mobiliário em madeira presente, foi desenhado pela equipa, especialmente para este projecto.

© João Morgado
© João Morgado

A simplicidade do espaço e da linguagem arquitectónica presente no projecto tem como objectivo a criação de um espaço em que os protagonistas sejam, essencialmente, as pessoas e os acontecimentos.

© João Morgado
© João Morgado

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Hugo Correia
Escritório
Cita: "Igreja S. Tiago de Antas / Hugo Correia" 29 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897214/igreja-s-tiago-de-antas-hugo-correia> ISSN 0719-8906