Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica

Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Mesa, Cadeira, JanelaRestaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Mesa, Cadeira, JanelaRestaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Viga, CorrimãoRestaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Mesa, Cadeira, JanelaRestaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Mais Imagens+ 26

Ibirapuera, Brasil
  • Arquitetos: PROTOTYP& Chão de Fábrica; PROTOTYP& Chão de Fábrica
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  960
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arboreal, Casa Franceza, Granitorre, JBrigate Esquadrias, Neorex, Potenza Home
Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Mesa, Cadeira, Janela
© Mariana Orsi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por se tratar de um projeto dentro de um edifício projetado por Oscar Niemeyer, a premissa principal do mesmo foi intervir o mínimo possível na arquitetura existente. Localizado na cobertura do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), o Restaurante Vista se insere em um contexto de espaço público/privado. Integrado ao espaço do Restaurante, os terraços descobertos são de uso comum aos visitantes do museu e propiciam a contemplação da vista panorâmica, com especial destaque ao Parque Ibirapuera que se conecta ao edifício através de uma passarela de pedestres.

Implantação

O projeto tira proveito dessas características ao proporcionar a experiência de permeabilidade entre os ambientes interno e externo. Com a fachada tombada, parte do desafio foi conseguir a aprovação para novas aberturas ao longo do grande pano de esquadrias de vidro, onde originalmente existiam somente duas portas duplas de correr. Uma vez permitida, nove outras se dispuseram ao longo da fachada, localizadas entre os eixos dos pilares e com réplica da esquadria de alumínio original. Além destas, há a abertura de toda a extensão da fachada do bar Obelisco que possibilita a transposição do mesmo entre o limite da área interna e externa, simbolizando essa intenção.

Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Mesa, Cadeira
© Felipe Protti

A pureza dos materiais também serviu de premissa para a escolha dos revestimentos utilizados. O piso com papel importante na função de integração foi solucionado a partir do proveito do material existente, o concreto, que trabalhado através de repetidos processos de lixamento apresentou o aspecto muito bem-vindo de um granilite mais rústico.

Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Viga, Corrimão
© Mariana Orsi

Toda a extensão do forro de gesso existente foi retirada, com exceção das áreas molhadas e seus acessos, para que as vigas pudessem ficar aparentes. Por se tratar de um pé direito bem diminuto, mesmo com a retirada do forro foi feita a pintura do teto com uma tinta na cor off white que além de dar a sensação de um pé direito maior, permeou a tonalidade base dos elementos estruturantes do projeto.

Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Mesa, Cadeira
© Mariana Orsi

O projeto se dá através de três usos principais ao longo de sua extensão: restaurante, lounge e bar. Para que essas transições ocorressem de forma natural e sem obstrução visual foram utilizadas divisórias transparentes e elementos vazados, como cobogós.

Planta

A estética do granilite foi tomada como partido também nos revestimentos dos pisos, paredes e divisórias dos banheiros nas cores preto e branco, assim como elemento principal do bar Obelisco, onde houve destaque especial através da tonalidade esverdeada.

Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Imagem 10 de 31
© Felipe Protti

Nos volumes de destaque, os bares, foram esculpidos grandes balcões de madeira rústica certificada que em contraposição aos elementos cimentícios trouxeram aquecimento visual e tátil. Essa intenção se prolongou com o uso do mesmo material em todo o mobiliário, dos tampos de mesa aos encostos das cadeiras.

Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Mesa, Cadeira
© Felipe Protti

O desenho do mobiliário parte da identidade já estabelecida da Prototyp& que homenageia os grandes mestres da década de 50. Para o projeto foram desenhados móveis exclusivos nas áreas do restaurante e bar do Obelisco e no lounge utilizadas peças já reconhecidas da marca.

Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica - Cadeira
© Felipe Protti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:MAC USP - Av. Pedro Alvares Cabral, 1301, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica" 06 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897026/restaurante-vista-prototyp-and-chao-de-fabrica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.