O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Restaurante
  4. Brasil
  5. PROTOTYP& Chão de Fábrica
  6. 2018
  7. Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica

Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica

  • 09:00 - 6 Julho, 2018
Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica
Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica, © Mariana Orsi
© Mariana Orsi

© Mariana Orsi © Mariana Orsi © Mariana Orsi © Mariana Orsi + 31

  • Arquitetos

  • Localização

    MAC USP - Av. Pedro Alvares Cabral, 1301, Brasil
  • Arquiteto responsável

    Felipe Protti
  • Coordenação de projeto e obra

    Camila Paulon
  • Assistência de projeto, 3D e renderizações

    Tommaso Croattini
  • Assistência design mobiliário

    Lígia Campaner
  • Texto

    Camila Paulon
  • Engenheiro

    Gerson Hirata
  • Compatibilização

    MIB 21 Arquitetura
  • Projeto de iluminação

    LDarti
  • Execução mobiliário

    EOS Lab + Prototype
  • Área

    960.0 m2
  • Ano do projeto

    2018
  • Fotografias

© Mariana Orsi
© Mariana Orsi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por se tratar de um projeto dentro de um edifício projetado por Oscar Niemeyer, a premissa principal do mesmo foi intervir o mínimo possível na arquitetura existente. Localizado na cobertura do Museu de Arte Contemporânea da USP (MAC-USP), o Restaurante Vista se insere em um contexto de espaço público/privado. Integrado ao espaço do Restaurante, os terraços descobertos são de uso comum aos visitantes do museu e propiciam a contemplação da vista panorâmica, com especial destaque ao Parque Ibirapuera que se conecta ao edifício através de uma passarela de pedestres.

Implantação
Implantação

O projeto tira proveito dessas características ao proporcionar a experiência de permeabilidade entre os ambientes interno e externo. Com a fachada tombada, parte do desafio foi conseguir a aprovação para novas aberturas ao longo do grande pano de esquadrias de vidro, onde originalmente existiam somente duas portas duplas de correr. Uma vez permitida, nove outras se dispuseram ao longo da fachada, localizadas entre os eixos dos pilares e com réplica da esquadria de alumínio original. Além destas, há a abertura de toda a extensão da fachada do bar Obelisco que possibilita a transposição do mesmo entre o limite da área interna e externa, simbolizando essa intenção.

© Felipe Protti
© Felipe Protti

A pureza dos materiais também serviu de premissa para a escolha dos revestimentos utilizados. O piso com papel importante na função de integração foi solucionado a partir do proveito do material existente, o concreto, que trabalhado através de repetidos processos de lixamento apresentou o aspecto muito bem-vindo de um granilite mais rústico.

© Mariana Orsi
© Mariana Orsi

Toda a extensão do forro de gesso existente foi retirada, com exceção das áreas molhadas e seus acessos, para que as vigas pudessem ficar aparentes. Por se tratar de um pé direito bem diminuto, mesmo com a retirada do forro foi feita a pintura do teto com uma tinta na cor off white que além de dar a sensação de um pé direito maior, permeou a tonalidade base dos elementos estruturantes do projeto.

© Mariana Orsi
© Mariana Orsi

O projeto se dá através de três usos principais ao longo de sua extensão: restaurante, lounge e bar. Para que essas transições ocorressem de forma natural e sem obstrução visual foram utilizadas divisórias transparentes e elementos vazados, como cobogós.

Planta
Planta

A estética do granilite foi tomada como partido também nos revestimentos dos pisos, paredes e divisórias dos banheiros nas cores preto e branco, assim como elemento principal do bar Obelisco, onde houve destaque especial através da tonalidade esverdeada.

© Felipe Protti
© Felipe Protti

Nos volumes de destaque, os bares, foram esculpidos grandes balcões de madeira rústica certificada que em contraposição aos elementos cimentícios trouxeram aquecimento visual e tátil. Essa intenção se prolongou com o uso do mesmo material em todo o mobiliário, dos tampos de mesa aos encostos das cadeiras.

© Felipe Protti
© Felipe Protti

O desenho do mobiliário parte da identidade já estabelecida da Prototyp& que homenageia os grandes mestres da década de 50. Para o projeto foram desenhados móveis exclusivos nas áreas do restaurante e bar do Obelisco e no lounge utilizadas peças já reconhecidas da marca.

© Felipe Protti
© Felipe Protti

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
PROTOTYP& Chão de Fábrica
Escritório
Cita: "Restaurante Vista / PROTOTYP& Chão de Fábrica" 06 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897026/restaurante-vista-prototyp-and-chao-de-fabrica> ISSN 0719-8906