O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Instalações Temporárias
  4. Brasil
  5. T+T Projetos
  6. 2017
  7. Contaminações / T+T Projetos

Contaminações / T+T Projetos

  • 05:00 - 8 Julho, 2018
Contaminações / T+T Projetos
Contaminações / T+T Projetos, © Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

© Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi © Pedro Vannucchi + 65

  • Arquitetos

  • Localização

    Sesc Ipiranga - R. Bom Pastor, 822 - Ipiranga, São Paulo - SP, 04203-001, Brasil
  • Autores

    Daniela Thomas, Felipe Tassara, Rita Sepulveda de Faria, Stella Tennenbaum
  • Arquiteta Responsável

    Stella Tennenbaum
  • Design Gráfico

    Rita Sepulveda de Faria
  • Área

    1000.0 m2
  • Ano do projeto

    2017
  • Fotografias

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Contaminações trata de contatos, de como uma linguagem artística toca outra, a infecta, em sua forma e em seu conteúdo. Partindo de três obras fundamentais da literatura brasileira dos últimos cinquenta anos, o projeto explora as fronteiras entre as diversas formas de expressão artística.  

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Os universos de Zero, de Ignácio de Loyola Brandão, O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro, de Sérgio Sant’Anna, e Eles eram muitos cavalos, de Luiz Ruffato, assim como os de seus respectivos contaminadores, materializam-se na exposição de modo a sugerir um novo e inusitado diálogo entre as obras.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

 A metáfora dos anos de chumbo e os pitorescos habitantes de um país da “América Latíndia” estão em Zero e convivem com as cenas do seu contaminador: o filme Oito e meio, de Federico Fellini. Além do filme, convive também com a instalação Cubo Curioso Abrigo Ternurinha, de Franklin Cassaro.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro nos traz o Rio do início dos anos 1980. A presença/ausência do protagonista no contexto carioca é o ponto central do conto. No ambiente dedicado ao conto, as gaiolas de Call Waiting [Chamada em Espera], videoinstalação de Eder Santos, ganham novos significados no contato com o “Pássaro da perfeição”, presente de John Cage a João Gilberto.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

A classe trabalhadora ocupa os espaços de Eles eram muitos cavalos. Como na estilhaçada narrativa de Ruffato, aqui pessoas comuns rompem o silêncio e ganham voz. Ritos de Passagem, instalação de Roberto Evangelista montada no galpão, foi o elemento disparador e contaminador desta obra. 

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Com projeto expográfico de Daniela Thomas e Felipe Tassara, Contaminações se espalha por todo o Sesc Ipiranga. Com isso, o Sesc convida o público a refletir sobre o fato de que as manifestações artísticas são capazes de contaminar a realidade cotidiana e a vida de cada um de nós.

Planta Geral
Planta Geral

Cenografia 
Híbrido de cenografia e instalação, o projeto expográfico criado por Daniela Thomas e Felipe Tassara para Contaminações busca proporcionar ao público uma experiência de aproximação com os livros Zero, O concerto de João Gilberto no Rio de Janeiro e Eles eram muitos cavalos distinta da própria ação de leitura das obras.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

O projeto parte da infestação, desta vez literal, da unidade do Sesc Ipiranga, utilizando as páginas de Zero para tomar todas as paredes do hall de entrada. Ao desnudá-lo, revela toda a singularidade de um livro que, com seus grafismos e desenhos, foi um dos expoentes da literatura brasileira nos anos 1970.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Como elemento comum a todos os ambientes, a exposição tem a presença impactante dos personagens que povoam as três obras. A opção de utilizá-los como chamariz para a imersão no imaginário dos autores foi pautada pela percepção de que a consistência que apresentam configura um ponto de contato entre os livros. 

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Assim, estão espalhados pelos diferentes espaços os grotescos e até mesmo um tanto surreais heróis e vilões da resistência contra a ditadura de Ignácio de Loyola Brandão, os homens e mulheres da classe trabalhadora paulistana que ganham voz com Luiz Ruffato, e também as personalidades ficcionalizadas por Sérgio Sant’Anna — que não poupa nem a si mesmo da sua fértil imaginação. 

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

A expografia fica completa com a Bolha de Leitura, inicialmente criada por Daniela ao lado de André Cortez e Patrícia Rabbat para uma ação de ocupação do Sesc 24 de maio. Se, por um lado, ela permite a leitura performática dos livros contemplados pela exposição, tornando-a uma experiência visual que não interfere no ambiente em que está instalada, por outro, com certa dose de ironia, ressalta o caráter um tanto anacrônico do livro impresso na contemporaneidade.

© Pedro Vannucchi
© Pedro Vannucchi

Para além do projeto expográfico, Daniela e Felipe também atuaram na curadoria dos artistas cujos trabalhos dialogam com as obras. A seleção buscou reunir produções que conversassem com o repertório dos autores, sugerindo outras contaminações que expandissem o alcance da exposição.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
T+T Projetos
Escritório
Cita: "Contaminações / T+T Projetos" 08 Jul 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/897019/contaminacoes-t-plus-t-projetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.