T / Katsutoshi Sasaki + Associates

T / Katsutoshi Sasaki + Associates - Mais Imagens+ 20

Toyota, Japão
  • Arquitetos: Katsutoshi Sasaki + Associates; Katsutoshi Sasaki + Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  102
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Paisagismo: GARDEN WORKS ENZO
  • Construtora: Toyonaka construction Co.,Ltd.
  • Estrutura: Tatsumi Terado Structural Studio
  • área Terreno: 184.00m2
  • área Construída: 54.60m2
  • Cidade: Toyota
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
Cortesia de Katsutoshi Sasaki + Associates

Descrição enviada pela equipe de projeto. Tanto o nome do ambiente (função) quanto a sinestesia (volume) afetam as arquiteturas residenciais. Alguns são racionais, mas deixam o espaço e vivem em um relacionamento rígido e inconveniente. Desse modo, desejávamos criar um lugar onde o senso de acolhimento e a amplitude descontraída fornecida pela escala poderiam coexistir. Para essa planta, decompusemos o comprimento, a largura e a altura que compõem as formas tridimensionais e projetamos a “largura” do ambiente conforme a perspectiva humana para dar o conforto envolvente da paisagem. Utilizamos 1,55m como o menor denominador comum e a dimensão efetiva para a largura das salas após a simulação do cotidiano habitacional. Dois volumes cúbicos de 1.55m de largura, 13.5m de profundidade e 8m de altura são posicionados lado a lado sobre a estrutura em forma de T com o pilar / viga de junção. 

Cortesia de Katsutoshi Sasaki + Associates

Simultaneamente, é possível sentir a proximidade que a pequena largura permite e a sensação de compartilhar o mesmo espaço, mesmo quando os moradores estão, de fato, em ambientes separados. A escala do lugar se expande indefinidamente e se contrai para acomodar o movimento das pessoas e seu sentimento de distância. A riqueza trouxe a racionalidade pelo movimento irrestrito de pessoas, luz e vento dentro da estrutura reiterante. A nova escala trouxe a nova liberdade que pode ser tomada de duas maneiras.

Plantas

Os dormitórios do pavimento superior são dispostos em espiral ao longo da escada, cada um em posições ligeiramente deslocadas. Os dormitórios são estreitos e o piso é suportado por placas de 50mm. Enquanto utilizamos o padrão japonês do módulo de 910mm para o espaçamento dos pilares, usamos a nova escala de 55mm de largura e 700mm de profundidade para a estrutura a fim de criar uma nova experiência de vida no sistema dimensional tradicional. A luz natural que vem do fosso no topo da estrutura e é refletida várias vezes para abraçar o interior com o sol da manhã ou do anoitecer que brilha acentuadamente em outras ocasiões. A estrutura principal suporta o “cenário criado pela luz natural e pela escala”.

Cortesia de Katsutoshi Sasaki + Associates
Cortes
Cortesia de Katsutoshi Sasaki + Associates

Além disso, a largura deliberadamente limitada da arquitetura oferece uma margem confortável entre o ambiente de estar e o escritório. Um projeto em escala, que pode facilmente induzir atividades ao redor da residência, permite que a vida cotidiana e o trabalho, como a agitação diária, se conectem com a atmosfera da cidade. Aqui, o uso da arquitetura residencial é ampliado com uma galeria, mercado e hospedagem privada. A intenção era criar uma residência privada conectada com o mundo além de seus propósitos originais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "T / Katsutoshi Sasaki + Associates" [T / Katsutoshi Sasaki + Associates] 25 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896943/t-katsutoshi-sasaki-plus-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.