UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos

UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - FachadaUFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - EscadaUFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Mesa, CadeiraUFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Mesa, Prateleira, CadeiraUFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos: MOV.IN Arquitetos; MOV.IN Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2018
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aluminalves, Comespe, Ironwood, MARELLI, Shop Redes
UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto UFO Store é um espaço multifuncional localizado na cidade de Canoas/RS e administrado pela EXO Inteligência Colaborativa. Criado para ser uma plataforma empreendedora visa reunir mentes diferenciadas em um ambiente de inteligência coletiva capaz de impulsionar a geração e o desenvolvimento de negócios. Inspirado em ambientes de inovação e coworkings europeus, traz consigo a predominância arquitetônica sueca e escandinava na busca pelo até então desconhecido (representado pela sigla “UFO”). Procura oferecer workspaces que possam abduzir pessoas, empresas ou eventos de forma fixa ou por temporada.

UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Viga
© Marcelo Donadussi
Planta - Térreo
UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Viga
© Marcelo Donadussi

O projeto tem em seu cerne tornar o espaço de trabalho um local de colaboração mútua que se manifeste como catalisador e forma de inspiração para relações interpessoais, possibilitando diversas interações com o espaço que coabitam. Partimos da premissa UFO, do inglês “Unknow Flying Object”, nome adotado para o empreendimento e que em português significa objeto voador não identificado.

UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Mesa, Iluminação
© Marcelo Donadussi
Planta - Mezanino
UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Escada, Corrimão
© Marcelo Donadussi

Por se tratar do projeto piloto do UFO Space, a primeira unidade UFO Store foi desenvolvida com características marcantes nas questões funcionais, conceituais e contextos físicos. Já na fachada nos deparamos com o elemento estruturador e unificador do projeto, um muro de gabião composto por módulos metálicos preenchidos com pedras “flutuantes”. Esta cortina de aço e pedra, um grande e único elemento que resolve forma e função do projeto, ao dobrar-se, percorre longitudinalmente todo o espaço, dividindo as salas de reuniões e os escritórios dos ambientes compartilhados como o café, bancada de trabalho e arquibancada. Ao longo de toda sua extensão acolhe nichos expositores, pequenos locais de trabalho e lockers.

UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Imagem 12 de 28
© Marcelo Donadussi

A fim de aproximar o ambiente ao conceito UFO posicionamos as pedras do muro de gabião de maneira a captar o sentido de Espaço sideral, nomeando-as de “pedras antigravitacionais”. Além disso, luminárias circulares foram deslocadas e rotacionadas para criar a sensação de objetos voadores não identificados sobrevoando os ambientes de trabalho.

UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Imagem 20 de 28
© Marcelo Donadussi
Corte C
UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Corrimão
© Marcelo Donadussi

Na parede oposta aos escritórios encontra-se outra estrutura metálica modulada semelhante à central, porém sem as pedras e a malha metálica que as envolvia, podendo assim servir de expositor para produtos diversos. Quem sobe para o mezanino, ao lado da arquibancada, encontra espaços de estudos com bancada apropriada, uma área para pequenas reuniões de “brainstorming”, além de um local de descompressão e descanso para leitura que possui uma “trampoline”, rede-cama onde a malha tramada manualmente é presa à estrutura metálica do mezanino. A materialidade simplificada e minimalista adotada evidenciada pelo uso do aço e da madeira, materiais industriais, puros e inalterados, unida às últimas tecnologias de automação comercial juntamente com a temática intergaláctica intrínseca à marca UFO, procuram traduzir e alimentar a incessante busca do ser humano por espaços cada vez mais tecnológicos, promovendo interação social e o caráter colaborativo para formar um ambiente de trabalho exclusivo.

UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Canoas - RS, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "UFO Space Canoas / MOV.IN Arquitetos" 26 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896782/ufo-space-canoas-mon-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.