Seminário Nacional de Política Urbana: Por Cidades Mais Humanas, Justas e Sustentáveis

O Conselho de Arquitetos e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e o CAU/SP promoverão nos próximos dias 3 e 4 de julho o “Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades mais humanas, justas e sustentáveis”. O evento é gratuito e será realizado na sede do Departamento de São Paulo do IAB.

A luta pelo Direito à Cidade é uma pauta antiga e permanente dos arquitetos e urbanistas brasileiros desde o I Congresso Brasileiro de Arquitetos, organizado pelo IAB em 1945, que pautou a defesa da função social do arquiteto em sua atividade.

O evento remonta ao “Seminário Nacional de Habitação e Reforma Urbana” promovido pelo IAB, no Hotel Quitandinha, em Petrópolis, em 1963, precursor de uma Agenda Urbana para as Cidades. Posteriormente, em 1976, o IAB-RJ lançou “O IAB e a Política Habitacional”, construído com vários setores da sociedade, uma discussão feita nos tempos difíceis da Ditadura. Neste mesmo ano, o Sindicato dos Arquitetos do Rio Grande do Sul (SAERGS) criou a Assistência Técnica à Moradia Econômica, Programa ATME. A criação do antigo Conselho Nacional do Desenvolvimento Urbano – CNDU em 1979 e o Ministério do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente em 1985. O IAB-RJ organizou o “Seminário de Reformulação do Sistema Financeiro da Habitação”, nos anos de 1984 e 1985. No final da década de 1980, a força política dos arquitetos e urbanistas, junto a outros profissionais e dos movimentos sociais possibilitou a introdução um capítulo sobre a Política Urbana na Constituição de 1988, incluindo o conceito da função social da propriedade urbana.

Após mais de 10 anos de luta, nova vitória é alcançada com o Estatuto das Cidades, em 2001. Em seguida a criação do Ministério das Cidades fortalece a luta urbana. O Programa ATME foi a base do texto a Lei da Assistência Técnica de 2008, o Estatuto das Metrópoles e a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, sonho de muitos e luta de todas as entidades nacionais: IAB, Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas (FNA), ABEA (Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo), AsBEA (Associação dos Escritórios de Arquitetura e Urbanismo) e ABAP (Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas), além dos estudantes através da FeNEA (Federação Nacional dos Estudantes de Arquitetura e Urbanismo).

Com o agravamento das condições da habitação e qualidade de vida de nossas cidades, chegamos ao final da segunda década do século XXI com novos desafios a serem discutidos no “Seminário Nacional de Política Urbana: Por cidades mais humanas, justas e sustentáveis” em sete mesas redondas.

O Seminário também dará continuidade às discussões do ciclo de “Seminários Nacionais de Política Urbana e Ambiental” iniciado pelo CAU/BR em 2016, com a participação das entidades do setor e que culminaram na elaboração de três documentos: a “Carta Aberta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores” (2016) , a “Carta Compromisso sobre a Nova Agenda Urbana”, enviada à Terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III e a “Carta dos 100 Dias – Por um Pacto pelo Direito à Cidade”, dirigida aos gestores municipais recém-empossados em 2017.

O Seminário é aberto ao público, pois defendemos também uma maior participação e controle da Sociedade nas decisões e gestão da política urbana do país. Esse papel era exercido pelo Conselho Nacional das Cidades, espaço democrático onde o poder era compartilhado entre representantes do governo federal, de movimentos sociais e entidades de classe e acadêmicas. Criado em 2007, o Conselho foi praticamente extinto em 2017. O Seminário será mais um momento para nossas entidades se manifestarem assertivamente na reconstrução desse espaço.

O evento é gratuito. Inscrições através do link: https://caubr.typeform.com/to/hHnpRx

PROGRAMAÇÃO

03/07, TERÇA-FEIRA
14h30: Abertura
16h00: O contexto internacional, nacional e os desafios para as cidades brasileiras
19h00: Estruturação urbana: habitação social, mobilidade e uso do solo

04/07, QUARTA-FEIRA
09h00: Territórios metropolitanos e produtivos
11h30: Complexos territoriais
13h30: Intervalo para almoço
15h00: Territórios de preservação ambiental e cidades pequenas, médias, ribeirinhas e de fronteiras
17h00: Territórios tradicionais, culturais, centros históricos e gestão democrática
19h30: Encaminhamentos para documento final

Em breve divulgaremos a composição das mesas, acompanhe!

#Tags

Este evento foi enviado por um usuário de ArchDaily. Se você quiser, pode também colaborar utilizando "Enviar um evento". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Seminário Nacional de Política Urbana: Por Cidades Mais Humanas, Justas e Sustentáveis" 20 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896776/seminario-nacional-de-politica-urbana-por-cidades-mais-humanas-justas-e-sustentaveis> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.