O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. Suécia
  5. Tham & Videgård Arkitekter
  6. 2013
  7. Casa da Enseada / Tham & Videgård Arkitekter

Casa da Enseada / Tham & Videgård Arkitekter

  • 17:00 - 21 Junho, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Casa da Enseada / Tham & Videgård Arkitekter
Casa da Enseada / Tham & Videgård Arkitekter, © Åke E:son Lindman
© Åke E:son Lindman

© Åke E:son Lindman © Åke E:son Lindman © Åke E:son Lindman © Åke E:son Lindman + 18

  • Arquiteto do projeto

    Konrad Krupinski
  • Colaboradores

    Eric Engström, Carmen Izquierdo, Lukas Thiel, Mårten Nettelbladt
  • Engenharia estrutural

    KE Gruppen, Olle Claesson
  • Mais informações Menos informações
© Åke E:son Lindman
© Åke E:son Lindman

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Enseada está localizada na costa sudoeste da Suécia, em um terreno levemente inclinado em direção ao mar em uma antiga área rural. Em meio a esta vasta e ampla paisagem de campos cultivados, a propriedade constitui uma rara exceção, com suas muitas árvores e arbustos coloridos, fazendo com que se pareça a um pequeno jardim botânico.

© Åke E:son Lindman
© Åke E:son Lindman
Cortesia de Tham & Videgård Arkitekter
Cortesia de Tham & Videgård Arkitekter
© Åke E:son Lindman
© Åke E:son Lindman

As árvores enormes configuram uma espécie de bosque que filtra a luz do sol e sombreia praticamente toda a extensão do terreno. Somando-se a este cenário idílico, há também um pequeno córrego sinuoso que atravessa o jardim. Como a vegetação nativa serve de escudo natural contra os fortes ventos, optamos por implantar a casa cuidadosamente entre os troncos das árvores.

© Åke E:son Lindman
© Åke E:son Lindman
Planta - térreo
Planta - térreo
© Åke E:son Lindman
© Åke E:son Lindman

A casa então se espalha pelo terreno em uma única planta, minuciosamente adaptada às características naturais da paisagem local. Cada função está contida em um elemento espacial separado, revelando seu programa através de volumes de escalas e alturas variadas: o edifício é composto por diversos volumes sólidos, dispostos livremente e construídos com tijolos de barro feitos à mão. Cada um dos blocos individuais foram interligados para criar espaços interiores e exteriores e conexões espaciais, proporcionando ao projeto - apesar de suas dimensões limitadas - variados espaços com características diferentes. Como resultado disso, este conjunto de volumes e espaços não pode ser visualizado em sua totalidade a partir de um único ponto, o que o faz parecer maior e espalhado pelo terreno, como um mundo que se revela aos poucos, a medida que nos deslocamos pelo terreno.

© Åke E:son Lindman
© Åke E:son Lindman

A casa entrelaça-se com a paisagem natural onde está inserida, de modo que cada uma delas se complementa. Um dos principais elementos físicas do local, o pequeno curso d'água, atravessa a casa por entre o hall de entrada. Uma vez no interior da propriedade, desníveis marcam a separação entre as áreas comuns e privadas em diferentes níveis e cada espaço possui um teto abobadado que fornece um complemento espacial em relação à paisagem aberta do exterior.

© Åke E:son Lindman
© Åke E:son Lindman

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Cita: "Casa da Enseada / Tham & Videgård Arkitekter" [Creek House / Tham & Videgård Arkitekter] 21 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896754/casa-da-enseada-tham-and-videgard-arkitekter> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.