O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Casas
  4. México
  5. Paola Ruffo Ruffo – Montserrat Perpuli Hallal Arquitectas
  6. 2017
  7. A Casa do Tio / Paola Ruffo Ruffo – Montserrat Perpuli Hallal Arquitectas

A Casa do Tio / Paola Ruffo Ruffo – Montserrat Perpuli Hallal Arquitectas

  • 21:00 - 20 Junho, 2018
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
A Casa do Tio / Paola Ruffo Ruffo – Montserrat Perpuli Hallal Arquitectas
A Casa do Tio / Paola Ruffo Ruffo – Montserrat Perpuli Hallal Arquitectas, © Ruso Ortiz
© Ruso Ortiz

© Ruso Ortiz © Ruso Ortiz © Ruso Ortiz © Ruso Ortiz + 27

© Ruso Ortiz
© Ruso Ortiz

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cliente, um pianista solteiro com orçamento limitado, requer uma residência para uma pessoa com uma lista de necessidades básicas que inclui também uma área para um piano de cauda na sala, um camarim com um piano de estúdio e um ateliê para artesanato. Suas expectativas espaciais são conexão com o exterior, amplitude e privacidade.

Planta
Planta

O lote de 255 m2 sensivelmente plano localiza-se em uma colina com vistas favoráveis do nascer do sol e das montanhas circundantes. Em frente ao terreno há uma série de casas abandonadas visíveis do nível da rua. As condições do lote e as necessidades do cliente forçam a manter um certo grau de fechamento formal em direção ao exterior, buscando o máximo de privacidade possível, abrindo-se para o interior do terreno no térreo e aproveitando ao máximo o espaço.

Com base nisso, um programa arquitetônico é desenvolvido e resolvido através de 3 volumes de diferentes alturas e diferentes graus de fechamento que contêm áreas privadas e áreas públicas. Um tramado dá as boas-vindas no acesso ao volume principal, inserindo-se nele, servindo como um guia para o segundo volume e separação entre áreas sociais e áreas de serviço.

Fachada 1
Fachada 1

O volume principal contém o quarto em um pé direito duplo. Na parte posterior do tramado há um corredor que leva a uma adega, um banheiro completo e o pátio de serviço. As escadas, por sua vez, levam a um mezanino que servirá como um estúdio com vistas privilegiadas para o nascer do sol e para as colinas.

© Ruso Ortiz
© Ruso Ortiz

O segundo volume, a sala de jantar da cozinha, tem uma aparente ilha de concreto suficiente para incluir o fogão e a mesa de jantar. A cozinha, local de extrema importância nos lares mexicanos, serve como espaço de união entre áreas sociais e privadas.

Corte 1
Corte 1

O terceiro volume, totalmente privado, contém o dormitório, o banheiro principal e uma área que cumpre duas funções: closet e sala de ensaio. Este espaço não tem janelas e pode ser completamente fechado, isolando o som de dentro para fora e de fora para dentro. Neste caso, as roupas desempenham um papel especial para melhorar a acústica do local.

© Ruso Ortiz
© Ruso Ortiz

Para garantir a sensação de amplitude e continuidade espacial, as áreas públicas se abrem para jardins interiores, garantindo a ventilação cruzada, e o uso de concreto em seu estado natural como acabamento final equilibra a linguagem de desenho através dos espaços.

Ver a galeria completa

Sobre este escritório
Paola Ruffo Ruffo – Montserrat Perpuli Hallal Arquitectas
Escritório
Cita: "A Casa do Tio / Paola Ruffo Ruffo – Montserrat Perpuli Hallal Arquitectas" [La Casa del Tío / Paola Ruffo Ruffo – Montserrat Perpuli Hallal Arquitectas] 20 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896721/a-casa-do-tio-paola-ruffo-ruffo-nil-montserrat-perpuli-hallal-arquitectas> ISSN 0719-8906