Reabilitação e Ampliação do Gon-Gar / NUA arquitectures

Reabilitação e Ampliação do Gon-Gar / NUA arquitectures - Mais Imagens+ 26

  • Arquitetos: NUA arquitectures ; NUA arquitectures
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  990
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrià Goula
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cerámica la Coma, Mainzu Ceramica, Porcelanosa Grupo, ROSAGRES
  • Cálculo Estrutural: Windmill Structural Consultants SLP.
  • Construção: Germans Llarch SL.
  • Estrutura: Maifersa SL.
  • Equipe De Projeto: NUA arquitectures
  • Marcenaria: DM Espai Fusta SL
  • Instalações Elétricas: Electricitat Sarroca SL
  • HVAC: Climartí SL
  • Autores: Ferran Tiñena, Arnau Tiñena, Maria Rius
  • Arquitetas Técnicas: Teresa Arnal, Noelia Cebrián
  • Cidade: Benissanet
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto de ampliação e reabilitação dos Talleres Gon-Gar reorganiza um cluster industrial de crescimento orgânico formado por dois armazéns industriais e a casa da propriedade, que configuram esta empresa de reparação de máquinas agrícolas. 

O conjunto está inserido há quase 50 anos no centro do terreno urbano compacto em Benissanet, uma pequena população de pouco mais de 1.200 habitantes de essência rural e agrícola, localizada na margem direita do baixo rio Ebro.

Axonométrica

O projeto consiste na transformação de um armazém pré-existente abandonado num edifício de escritórios (Nave B2), e na construção de um novo edifício industrial diáfano anexo ao anterior que será utilizado como oficina mecânica e área de exposição de produtos (Nave B3). A realocação dos escritórios no centro do cluster e a construção da nova oficina permitiram multiplicar a conectividade interna do conjunto e melhorar a qualidade de vida de seus trabalhadores, aumentando a área útil em 938m², definindo um total de 2.610m².

© Adrià Goula

Urbanisticamente, a recuperação do edifício preexistente e a construção do novo escritório industrial se relaciona com o meio ambiente, composto principalmente por casas unifamiliares entre paredes divisórias de PB + 2 com cobertura para duas águas dispostas ritmicamente a cada 5m. O projeto configura a nova frente urbana do cluster com a definição de um novo perímetro orientado ao sul e ao leste que responde às necessidades e características do seu espaço interior e, simultaneamente, à sua inserção e adaptação à paisagem urbana.

© Adrià Goula

Duas estratégias, um único projeto

O projeto é concebido como uma intervenção dupla com características muito diferentes.

A transformação da nave antiga é materializada através de diferentes ações pontuais que dialogam com as pré-existências como a formalização de um novo espaço duplo, a abertura de novas janelas e novas claraboias que melhoram as condições de luz e espacialidade, e construção de algumas estruturas de madeira leves para definir escritórios privados e mobiliário. Esvaziar, cortar e inserir procurando preservar a essência da construção original.

© Adrià Goula
Corte
© Adrià Goula

Por outro lado, o novo espaço é concebido como um ambiente diáfano de 625m²  que se adapta aos limites de seu terreno trapezoidal por meio de uma estrutura triangular leve de treliças e vigas de aço sustentadas por pilares. A estrutura que suporta o telhado integra uma série de claraboias triangulares orientadas para o norte que permitem iluminar o espaço interior de forma natural. A sensação de leveza do espaço interior contrasta com um exterior mais ressonante e contextualizado que pretende se adaptar ao local.

Maquete

Apesar de serem duas peças muito diferentes, com um caráter próprio, uma das chaves do projeto tem sido a busca da continuidade, do diálogo e da coerência entre os dois edifícios e sua relação com os elementos pré-existentes e a paisagem urbana.

© Adrià Goula
Planta - Cobertura (1:200)
© Adrià Goula

Em primeiro lugar, a estrutura principal do novo escritório foi concebida seguindo os eixos principais do edifício existente. A conservação da direção e do módulo da estrutura da antiga nave ordena e conecta os dois edifícios e, ao mesmo tempo, permite resolver da mesma forma o lado oblíquo do trapézio, absorvendo a deformação geométrica na secção estrutural da fachada principal.

© Adrià Goula

Por outro lado, funcionalmente, os dois edifícios são comunicados pelo interior no térreo graças à abertura de novas conexões em locais estratégicos que permitem a circulação de máquinas e produtos entre os diferentes ambientes do complexo. Ao mesmo tempo, no primeiro pavimento, o novo escritório incorpora um sótão de madeira laminada que abriga a nova sala de reuniões da empresa. Esta sala, que contrasta com o esvaziamento do espaço duplo existente, acessível desde o primeiro pavimento, funde os dois edifícios e se manifesta no exterior através de uma grande claraboia que ilumina um dos espaços mais representativos do conjunto conectando volumetricamente as duas edificações.

© Adrià Goula

Por fim, a reinterpretação das tradicionais regras geométricas e de composição do tecido urbano residencial de Benissanet permite a integração e o estabelecimento da necessária continuidade urbana entre o novo escritório, o edifício existente e o entorno. As dimensões estruturais, o ritmo dos telhados, o perfil da fachada lateral, a dimensão, a localização e a proporção das aberturas, e o tratamento têxtil das paredes de argila parcialmente revestidas com argamassa de cal texturizadas pretendem modular, desfragmentar e integrar o novo volume de aproximadamente 20x30m ao lado da morfologia urbana existente.

© Adrià Goula

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Carrer Sant Jordi, 18, 43747 Benissanet, Tarragona, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Reabilitação e Ampliação do Gon-Gar / NUA arquitectures" [Rehabilitación y ampliación de los Talleres Gon-Gar / NUA arquitectures] 21 Jun 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896648/reabilitacao-e-ampliacao-do-gon-gar-nua-arquitectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.