O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Hotéis
  4. Macau
  5. Zaha Hadid Architects
  6. 2018
  7. Hotel Morpheus / Zaha Hadid Architects

Hotel Morpheus / Zaha Hadid Architects

  • 17:00 - 18 Junho, 2018
  • Traduzido por Vinicius Libardoni
Hotel Morpheus / Zaha Hadid Architects
Hotel Morpheus / Zaha Hadid Architects, © Ivan Dupont
© Ivan Dupont

© Virgile Simon Bertrand © Virgile Simon Bertrand © Virgile Simon Bertrand © Virgile Simon Bertrand + 57

  • ZHA Diretor do projeto

    Viviana Muscettola, Michele Pasca di Magliano
  • ZHA Diretor de fachada

    Paolo Matteuzzi
  • ZHA Arquitetos do projeto

    Michele Salvi, Bianca Cheung, Maria Loreto Flores, Clara Martins
  • ZHA Equipe de projeto

    Miron Mutyaba, Milind Khade, Pierandrea Angius, Massimo Napoleoni, Stefano Iacopini, Davide Del Giudice, Luciano Letteriello, Luis Migue Samanez, Cyril Manyara, Alvin Triestanto, Muhammed Shameel, Goswin Rothenthal, Santiago Fernandez-Achury, Vahid Eshraghi, Melika Aljukic
  • ZHA Equipe de interiores

    Daniel Fiser, Thomas Sonder, Daniel Coley, Yooyeon Noh, Jinqi Huang, Mirta Bilos, Alexander Kuroda, Gaganjit Singh, Marina Martinez, Shajay Bhooshan, Henry Louth, Filippo Nassetti, David Reeves, Marko Gligorov, Neil Ridgen, Milica Pihler- Mirjanic, Grace Chung, Mario Mattia, Mariagrazia Lanza
  • ZHA Equipe de conceito

    Viviana Muscettola, Tiago Correia, Clara Martins, Maria Loreto Flores, Victor Orive, Danilo Arsic, Ines Fontoura, Fabiano Costinanza, Rafael Gonzalez, Muhammed Shameel
  • Arquitetos de execução

    Leigh & Orange, Hong Kong
  • Arquitetos locais

    CAA City Planning & Engineering Consultants, Macau
  • Engenharia estrutural

    Buro Happold International, London/Hong Kong
  • Complementares

    J. Roger Preston
  • Engenharia de fachada

    Buro Happold International, Hong Kong
  • Revisores

    Rolf Jensen & Associates
  • Demais interiores

    ¥ Remedios Studio, Hong Kong (Guestrooms, L01 VIP lobby, L03 Spa & Gym, L40 Pool deck and pool villas). Westar Architects International (L02 Gaming areas & Li Ying Restaurant, L42 Gaming Salons). Jouin Manku (L03 Alain Ducasse Restaurant). MC Design (L30 Executive Lounge). Leigh & Orange, Macau (BOH Areas).
  • Quantitativos

    WT Partnership, Hong Kong
  • Projeto luminotécnicas

    Isometrix, London/Hong Kong
  • Proteção contra incêndio

    Arup, Hong Kong
  • Consultoria de acústica

    Shen Milson & Wilke, Hong Kong
  • Engenharia de tráfego

    MVA Hong Kong
  • Mais informações Menos informações
© Ivan Dupont
© Ivan Dupont

Descrição enviada pela equipe de projeto. Macau é um dos principais destinos turísticos da Ásia, a qual recebeu mais de 32 milhões de turistas no ano de 2017 e provavelmente estes números devem aumentar ao longo dos próximos anos. Localizado em Cotai, Macau, o City of Dreams é um dos principais resorts da região, uma estrutura colossal que conta com um cassino, dois teatros, uma ampla área comercial além de 20 restaurantes e quatro hotéis.

© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand

Inspirado nas tradicionais esculturas chinesas em jade e suas formas fluidas, o projeto do Hotel Morpheus combina espaços públicos dramáticos e generosos, habitações engenhosas e uma forte coesão formal.

© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand

A estrutura foi concebida como uma extrusão vertical da planta retangular do terreno com uma série de vazios esculpidos em seu interior, criando uma "janela urbana" que conecta os espaços comuns do interior do hotel com a cidade e geram formas escultóricas que definem a arquitetura dos seus espaços públicos.

© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand

Apoiado sobre uma base em forma de podium com três pavimentos que abriga o resort City of Dreams, o Morpheus possui 770 quartos, entre suítes e "sky villas", incluindo espaços públicos, instalações para reuniões e eventos, salas de jogos, um átrio, restaurantes, spa e piscina na cobertura, além de uma enorme área técnica e espaços de apoio.

© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand

Os arquitetos resolveram o complexo programa de necessidades do hotel através de uma estrutura única e coesa. O escritório de Zaha Hadid Architects (ZHA) foi contratado para desenvolver o projeto do hotel ainda em 2012. Naquela época, as fundações já tinham sido executadas para o projeto de uma torre de apartamentos que acabou sendo abandonado.

© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand

Zaha, com sua equipe de arquitetos, projetou o Morpheus como uma simples extrusão volumétrica à partir das fundações existentes; tirando proveito dessa planta retangular reproduzida ao longo de seus 40 pavimentos e utilizando ainda dois núcleos internos de circulação vertical, os quais se conectam nos níveis da base e também na cobertura, onde uma série de espaços coletivos para os hóspedes foram implantados.

Corte
Corte
© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand
Corte do átrio
Corte do átrio

Este bloco monolítico, aproveita ao máximo seu potencial construtivo, está restrito a uma altura de 160 m segundo o código de obras. A partir disso, a estrutra foi então "esculpida" com os espaços vazios que proporcionam uma nova dinâmica ao projeto do Hotel Morpheus.

© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand

O conceito básico do projeto do edifício pode ser definido por duas torres interconectadas no térreo e na cobertura. O átrio central, um enorme volume vertical que percorre toda a altura do hotel, acaba sendo atravessado pelos vazios escultóricos que conectam as fachadas norte e sul. Esses vazios são responsáveis por criar a chamada "janela urbana" que aproxima os espaços comuns interiores do hotel com o entorno urbano que o cerca.

© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand

Três vórtices horizontais criam os vazios que atravessam o edifício definindo seus espaços públicos; estes gestos arquitetônicos resultam em suítes exclusivas com vistas espetaculares do átrio e da cidade. Este arranjo maximiza o número de quartos de hotel com vistas externas e garante uma distribuição de espaço igual em ambos os lados do edifício.

Corte
Corte

Entre estes vazios escultóricos que atravessam o átrio vertical, uma série de pontes foram criadas para abrigar os espaços exclusivos dos restaurantes, bares e lounges do hotel, os quais são dirigidos por renomados chefs internacionais, incluindo Alain Ducasse e Pierre Hermé.

Os doze elevadores de vidro que percorrem o átrio de cima à baixo, proporcionam aos hóspedes vistas impressionantes do interior e do exterior do hotel enquanto viajam entre os vazios do edifício.

© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand

Como um dos hotéis mais importantes do mundo, os espaços internos do Morpheus deveriam proporcionar um alto grau de flexibilidade para acomodar as diversas necessidades e atender às mais diversas demandas. O exoesqueleto estrutural do edifício otimiza o layout interno criando espaços ininterruptos, sem muitos elementos estruturais que pudessem dividir ou segmentar os espaços.

Considerado o primeiro edifício com exoesqueleto estrutural e planta livre do mundo, o padrão estrutural da fachada vai progredindo dos níveis inferiores para cima, criando uma rede menos densa e cada vez mais leve a medida que se aproxima da cobertura.

© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand

O projeto do Morpheus é o resultado de 40 anos de pesquisa do ZHA sobre como integrar os espaços interiores e exteriores, a esfera pública e privada, o cheio e o vazio, os planos cartesianos e "einsteinianos". Os espaços são costurados no tecido estrutural para unir e conectar os diferentes programas.

Viviana Muscettola, diretora de projeto do ZHA, explica: "O Morpheus é resultado de um arranjo ideal entre sua integridade estrutural e forma escultural. Sua arquitetura é intrigante, pois não faz referência a nenhuma tipologia arquitetônicas tradicional".

© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand

"Os edifícios da cidade de Macau fazem referência a um ou outro estilo arquitetônico conhecido. O Morpheus evoluiu a partir do seu ambiente único e das condições locais como uma nova arquitetura que expressa a vivacidade e a dinâmica desta cidade".

"A expertise de todos os membros da equipe envolvidos com o projeto do Morpheus criou novas possibilidades para a sua arquitetura", continuou Muscettola. "O modelo paramétrico continha todas as informações necessárias, dos requisitos estéticos e estruturais até os elementos pré-fabricado, propondo uma nova maneira de perceber a arquitetura e o modo como construimos e planejamos o nosso ambiente construído".

© Virgile Simon Bertrand
© Virgile Simon Bertrand

Lawrence Ho, presidente e CEO da Melco Resorts, disse: “Desde o início, compartilhamos a visão e a determinação do ZHA em ir além dos limites conhecidos da arquitetura. O Morpheus nos proporcionou sonhar com um projeto novo e inédito. Das linhas curvas da fachada à dramaticidade dos espaços interiores, cada elemento faz nossos olhos brilharem de excitação e aguçam nossos sentidos: uma obra-prima da arquitetura contemporânea que poderá ser apreciada por muitas gerações vindouras”.

© Ivan Dupont
© Ivan Dupont

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Zaha Hadid Architects
Escritório
Cita: "Hotel Morpheus / Zaha Hadid Architects" [Morpheus Hotel / Zaha Hadid Architects] 18 Jun 2018. ArchDaily Brasil. (Trad. Libardoni, Vinicius) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/896599/hotel-morpheus-zaha-hadid-architects> ISSN 0719-8906